Serviço Educativo
ACÇÕES PRESENCIAIS
PROGRAMA
Desenvolver processos de raciocínio para interpretar problemas e resolvê-los por etapas, com persistência e sentido crítico, torna-se útil diversas áreas disciplinares. Nesta sessão vamos experimentar pequenos exercícios e ferramentas que permitem trabalhar de forma lúdica estas competências essenciais.
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Ana Martins Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
Nesta sessão, os participantes terão uma experiência "hands on" de como funciona esta plataforma que transforma a sala de aula num jogo de roleplay num incrível mundo fantástico.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Manuel Pimenta Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
11:00 - 11:45
PYTHON IA
Esgotado
Após esta sessão, e em apenas 45min, vão todos sair com uma App instalada no seu telemóvel. Quantas mais conseguem depois criar com as bases (em App Inventor) que vão aprender nesta sessão?
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Wilson Bekesas Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: ES - SECUNDÁRIO
11:00 - 11:45
WORKSHOP EM DESENVOLVIMENTO DE APPS
Esgotado
Qual a maneira mais fácil e imediata de criar a sua própria App para telemóvel (Android ou iPhone)?
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Joana Lino Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: ES - SECUNDÁRIO
11:00 - 12:00
COMO CRIAR CONTEÚDOS DE QUALIDADE COM UM SMARTPHONE
Esgotado
Com a rápida evolução das câmaras e aplicações dos smartphones, cada vez mais é fácil criar conteúdos com excelente qualidade e aspeto profissional. Nesta sessão irás aprender quais as vantagens, oportunidades e limitações destes dispositivos, bem como técnicas para criares conteúdos de qualidade e destacá-los.
Organização: FLAG Formador(a): Rui Simões Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
11:00 - 13:00
EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO
Sem inscrição
Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Nuno Carreira Capacidade: 16 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
11:00 - 13:00
JOGA E APRENDE: CRIATIVIDADE E DEDUÇÃO SOCIAL
Sem inscrição
Existem jogos de tabuleiro onde os jogadores têm de ser criativos a resolver problemas, a contar histórias, a encontrar formas alternativas de chegar a soluções ou a expressar-se. Já nos jogos de dedução social, os jogadores usam lógica e raciocínio dedutivo para descobrir informação acerca de outros jogadores, que devem fazer bluff e argumentar para evitar ser descobertos. Vem jogar connosco e aprender através de jogos como: Concept, Dixit: Odyssey, Rory’s Story Cubes, Passa o Desenho, The Resistance, Werewolf, Deception: Murder in Hong Kong.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Helena Pereira Capacidade: 8 Pessoas Destinatários: ALUNOS E PROFESSORES
11:00 - 13:00
EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS
Sem inscrição
Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL Formador(a): Alexandre Pita Capacidade: 32 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
Nesta formação os participantes vão perceber como um game designer pensa a criação de um jogo e como essa mesma metodologia pode ser usada para transformar a experiência educativa.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Bruno Ribeiro Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
12:00 - 13:00
COMO FAZER STREAMS PROFISSIONAIS PARA DIFERENTES PLATAFORMAS
Esgotado
Existem múltiplas plataformas e redes sociais para as quais podes fazer um stream. Nesta sessão irás a aprender a transmitir simultaneamente para diferentes destinos e quais as melhores boas práticas e como aplicá-las.
Organização: FLAG Formador(a): Rui Simões Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
13:00 - 13:45
MY 3D GAME
Esgotado
Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Wilson Bekesas Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 2º CICLO
Nesta sessão vamos ver exemplos de projetos digitais criados por alunos em contexto multidisciplinar, e vamos também nós "pôr mãos na massa" para criar um jogo simples.
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Ana Martins Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
E se fosse possível explorar os percursos académicos e o mercado de trabalho através de jogos? Esta é a proposta do Exploring Future que pretende revolucionar o processo de tomada de decisão dos alunos do 3º ciclo através do Edutainment.
Organização: EXPLORING FUTURE Formador(a): Inês Bom Carolina Paixão Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
14:00 - 14:45
MY 3D GAME
Esgotado
Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Wilson Bekesas Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 2º CICLO
14:00 - 14:45
WORKSHOP EM DESENVOLVIMENTO DE APPS
Esgotado
Qual a maneira mais fácil e imediata de criar a sua própria App para telemóvel (Android ou iPhone)?
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Joana Lino Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 3º CICLO
14:00 - 15:00
COMO FAZER UM MINIESTÚDIO COM LOW BUDGET
Esgotado
Tens ideias para gerar conteúdos mas não sabes por onde começar e em que equipamento investir? Nesta sessão, aprenderás dicas para fazer uma escolha acertada do equipamento a utilizar assim como aspetos a considerar na escolha dos elementos necessários ao teu mini estúdio
Organização: FLAG Formador(a): Gonçalo Estrelado Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
14:00 - 19:00
EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO
Sem inscrição
Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Nuno Carreira Capacidade: 16 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
14:00 - 19:00
EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS
Sem inscrição
Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL Formador(a): Alexandre Pita Capacidade: 32 Pessoas Destinatários: PÚBLICO
Garantir a sequência e coerência nas várias etapas de aprendizagem, e uma progressão gradual do conhecimento, é essencial. Os próprios alunos podem contribuir para a articulação entre ciclos de ensino criando projetos digitais para colegas de anos de escolaridade distintos. Nesta sessão vamos abordar de forma prática como o fazer.
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Ana Martins Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
Nesta formação iremos abordar o crescimento e diversidade deste tipo de jogos, as principais vantagens da sua utilização e exemplos práticos de como podem ser aplicados a contextos educativos.
Organização: ELEMENTO Formador(a): Helena Pereira Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES
15:00 - 15:45
ANDROID APPS
Esgotado
Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Henrique Sá Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 3º CICLO
15:00 - 15:45
WORKSHOP EM MINECRAFT
Esgotado
Minecraft Education é uma plataforma baseada em jogos que inspira uma aprendizagem criativa e inclusiva por meio do jogo. Vamos explorar mundos e aprender a programar em linguagem blockly, para que aprendam a controlar as suas próprias personagens, assim como, criar os seus próprios jogos.
Organização: HAPPY CODE Formador(a): Joana Lino Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 2º CICLO
15:00 - 16:00
COMO ESTAR PERANTE UMA CÂMARA
Esgotado
Aparecer em fotos ou vídeo é uma constante nos dias de hoje. Mas por vezes a imagem que transmitimos não é a que queremos. Nesta sessão irás aprender técnicas que te irão ajudar a criar uma performance mais eficaz quando estiveres em frente a uma câmara.
Organização: FLAG Formador(a): Gonçalo Estrelado Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
Vamos convidar professores a lançarem aos seus alunos uma sessão de jogo com a plataforma Magos!
Organização: SPOT GAMES Formador(a): Joana Lopes Joaquim Inês Carmo Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: PROFESSORES TITULARES 1º CICLO E ALUNOS
16:00 - 16:45
ANDROID APPS
Esgotado
Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos
Organização: SHARKCODERS Formador(a): Henrique Sá Capacidade: 14 Pessoas Destinatários: EB - 3º CICLO
16:00 - 17:00
COMO TE DESTACARES ENQUANTO INFLUENCER
Esgotado
Todos podem ser influencers. Contudo nem todos o são. Nesta sessão, vais aprender quais os passos a seguir para te tornares um influenciador, bem como dicas para atraíres e envolver os teus seguidores.
Organização: FLAG Formador(a): Gonçalo Estrelado Capacidade: 12 Pessoas Destinatários: ALUNOS
Programa sujeito a alterações. Recomendamos consulta regular.