Programação Creative Playground by Universidade Lusófona

 

Dia 18 – Quarta-feira

 HORAACTIVIDADE | DESCRIÇÃOORADORPÚBLICO ALVO
Hey, LISTEN!10:00-11:00

Narrative Design: Reconverter factos históricos em videojogos

Durante esta actividade, o Narrative Designer do jogo Njinga: The Diplomat Warrior, João Canelo explica o processo de criação da narrativa, pegando em factos históricos sobre a rainha angolana Njinga e como converteu-os para o videojogo. Njinga: The Diplomat Warrior é um jogo sobre black history e women empowerement no século XVII.

João Canelo

Alunos:
Ensino preparatório; Secundário e Universitários
Idade recomendada: 12+

Link para download do jogo:
https://njinga.itch.io/njinga-the-diplomat-warrior

PLAY, LISTEN and LEARN!10:00-11:00

Boom 42

Os autores do jogo Boom 42, jogo desenvolvido no segundo ano do curso de Videojogos, explicam o processo de criação do jogo.

Tomás FrancoAlunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 12+
Hey, LISTEN!11:00-12:00

Game Design: Day by Day

O game design é um processo sempre em mutuação e tendencionalmente orgânico. Com esta intervenção, o game designer WIlson Almeida vai explicar alguns dos processos, assim como algumas dicas para melhorar os resultados finais apresentado em projectos de videojogos.

Wilson Almeida

Alunos:
Ensino preparatório; Secundário e Universitários
Idade recomendada: 10+

Stay a while and LEARN!11:30-12:30

Unity CinemaMachine

Aprende a usar técnicas de cinema no motor de jogos Unity, que te permitem apresentar universos mais imersivos nos teus projectos.

Herman PawlickAlunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 12+
Stay a while and LEARN!12:00-13:00

Boardgames: Game design de jogos de tabuleiro

Uma análise à estrutura dos jogos de tabuleiro, o seu game design e de que forma são importantes para as bases nucleares de um jogo.

Helena PereiraAlunos:
Ensino preparatório; Secundário e Universitários
Idade recomendada: 10+
Stay a while and LEARN!12:00-13:00

Introdução à escrita criativa

Nesta intervenção Tiago Cruz explica os vários processos narrativos usados para diferentes médias criativos, assim como alguns truques e dicas para criar universos mais coesos.

Tiago Cruz Alunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 12+
Hey, LISTEN!14:00-15:00

VR Immersive Serious Games: Jogos sérios em realidade virtual para formação, Reabilitação e Intervenção Psicológica

Durante esta actividade, Fábio  Dias vai explicar os processos utilizados em Serious Games com realidade virtual, com o propósito de fornecer reabilitação e intervenção psicológica.

Fábio DiasAlunos:
Alunos e professores do ensino secundário, idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!16:00-17:00

The Infamous

Apresentação e analise do jogo The Infamous. Projecto académico em desenvolvimento na Universidade Lusófona.

João MoreiraAlunos:
Ensino preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+

Dia 19 – Quinta-feira

 HORAACTIVIDADEORADORPÚBLICO ALVO
Hey, LISTEN!10:00-11:00

Concept Art: Criar personagens para videojogos baseados em personalidades históricas

O concept artist do jogo Njinga: The Diplomat Warrior, explica o processo de recriação da personagem histórica Njinga e transforma-la numa personagem para um jogo de aventura e acção sobre Black History e Women Empowerment.

João GomesAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 10+Link para download do jogo:
https://njinga.itch.io/njinga-the-diplomat-warrior
Stay a while and LEARN!10:00-11:00

Quando os jogos de tabuleiro ficaram modernos

Nesta actividade, o game designer Micael Sousa vai apresentar alguns jogos de tabuleiro e a sua breve evolução.

Micael SousaAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!10:00-11:00

Mibivell’s Ghostbusters

A equipa responsável pelo jogo Mibivell’s Ghostbusters apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Um jogo de acção e aventura na terceira pessoa em 3D. Projecto académico desenvolvido no segundo ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2020.

Afonso Rosa
André Vitorino
Catarina Matias
Alunos:
Ensino preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+
Link para download do jogo:  https://videojogoslusofona.itch.io/mibivells-ghostbuster
Stay a while and LEARN!11:00-12:00

Cinematography Editing: Aprende as bases da edicão cinematográfica

Aprende com Filipe Vale algumas técnicas e processos mais usados para a edição cinematográfica

Filipe ValeAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
Hey, LISTEN!11:00-12:00

Game Dev Kick Start

Com esta actividade vais aprender um parte essencial do processo de criação de jogos, e de que forma podes fazê-lo da forma mais adequada para os teus projectos.

Wilson AlmeidaAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 10+
PLAY, LISTEN and LEARN!12:00-13:00

Podcast: Isto não é um jogo- Especial LGW

Isto Não é um Jogo é um podcast semanal sobre adaptações de videojogos para cinema e televisão. Nesta actividade os autores vão responder as questões da audiência sobre os filmes analisados pela equipa.

João Canelo
Rui Mendes
David Fialho
Alunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 12+
Stay a while and LEARN!15:00-16:00

Modelação 3D: Básicos

Neste momento, o AR é uma tecnologias que cada vez ganha mais uso em diferentes vertentes. Hermani Pawlick, usando o motor de jogo Unity vai explicar alguns dos processos possíveis e como devem ser utilizados em vários médias criativos.

Pedro SousaAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!15:00-1600

Bernardino

A equipa responsável pelo jogo na terceira pessoa de puzzle e aventura, Bernadino, apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Projecto académico desenvolvido no segundo ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2019

Francisco Freixo
Rui Martins
Nuno Carriço
Diogo Martins

Alunos:
Ensino preparatório e secundário
Idade recomendada: 12+Link para download do jogo:

https://videojogoslusofona.itch.io/bernardino

PLAY, LISTEN and LEARN!16:00-17:00

Geiger Ticking

A equipa responsável pelo jogo de puzzle e terror na terceira pessoa, Geiger’s Ticking, apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Projecto académico desenvolvido no terceiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2020.

André Pedro
Diogo Maia
Tiago Alves
Alunos:
Ensino secundário
Idade recomendada: 15+Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/geiger-tickiling-game
Stay a while and LEARN!17:00-18:00

Modelação 3D: Básicos

Nesta actividade, Pedro Sousa vai introduzir alguns conceitos básicos sobre a modelação 3D, assim como explicar algumas dicas para melhorar este processo.

Pedro SousaAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!17:00-18:00

Keg Wars

A equipa responsável pelo jogo Keg Wars, vencedor do Prémio de Jogo mais Inovador no PlayStation Talents 2018, e vencedor da Nordic Game Discovery Contest 2018, apresenta o seu jogo e aborda o seu desenvolvimento. Keg Wars é o clássico jogo do galo, misturado com cartas de combate.

Vasco Rodrigues
Daniel Vicente
Fábio Pinto
Alunos:
Ensino básico, preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+Link para download do jogo:
https://flyingpan.itch.io/keg-wars

 

 

Dia 20 – Sexta-feira

 HORAACTIVIDADE ORADORPÚBLICO ALVO
PLAY, LISTEN and LEARN!10:00-11:00

Near Side of Younder

Os autores do jogo Near Side of Younder, jogo desenvolvido no segundo ano do curso de Videojogos em 2020, explicam o processo de criação do jogo. Near Side of Younder é um jogo de exploração espacial e focado na descoberta de segredos.

Tomás Franco
João Rebelo
Rodrinho Pinheiro
Miguel Fernandez

Alunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/near-side-of-yonder

Hey, LISTEN!12:00-13:00

Color Grading: Técnicas de cor para médias criativos

Aprende técnicas relacionadas com o processo de Color Grading, para conseguir criar mundos e emoções nas tuas criações com recurso à temperatura da cor.

Marco AmaralAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 15+
Stay a while and LEARN!12:00-13:00

QA com Susana Teixeira e João Pedro Maia

Os dois autores vão explicar e tirar dúvidas sobre os vários processos relacionados com as actividades Pimp my Boardgame.

Susana Teixeira
João Pedro Maia
Alunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!12:00-13:00

Oshi

Apresentação e análise do jogo Oshi. Uma aventura em 2D num ambiente obscuro. Projecto académico desenvolvido no terceiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2020.

Equipa OkapiAlunos:
Ensino preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/oshi
PLAY, LISTEN and LEARN!13:00-14:00

Neokai

Apresentação e análise do jogo Neokai. Um competitivo até 4 jogadores passado num ambiente cyberpunk. Projecto académico desenvolvido no terceiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2019.

Roberto Junior, André Santos e João SilvaAlunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 15+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/neokai
Stay a while and LEARN!14:00-15:00

360º: Filmagens e edição de video

Aprende a trabalhar, filmar e editar vídeos em formato 360º. 

Pedro VitalAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
Stay a while and LEARN!14:00-17:00

Concept Art: Monstros precisam-se!

A artista Inês Garcia introduz algumas técnicas e conceitos para o desenvolvimento de criaturas estranhas e fantásticas.

Inês GarciaAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!15:00-16:00

Illuminats

A equipa responsável pelo jogo Illuminats apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Um puzzle game com várias variantes desafiantes. Projecto académico desenvolvido no primeiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2018.

Francisco Freixo
Rui Martins
Nuno Carriço
Diogo Martins
Alunos:
Ensino básico, secundário e universitário
Idade recomendada: 10+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/illuminants
Stay a while and LEARN!15:00-16:00

Criação de Jogos Inclusivos no contexto da licenciatura em Videojogos

Com esta actividade, o professor José Carlos Neves vai explicar como orientou a criação de diversos jogos inclusivos, e a sua relevância sócio-cultural em Portugal.

José Carlos NevesAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!15:00-16:00

Illuminats

A equipa responsável pelo jogo Illuminats apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Um puzzle game com várias variantes desafiantes. Projecto académico desenvolvido no primeiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2018.

Francisco Freixo
Rui Martins
Nuno Carriço
Diogo Martins
Alunos:
Ensino básico, preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/illuminants
Stay a while and LEARN!16:00-17:00

Montagem de vídeo

Editar e montar um vídeo é uma das bases nucleares para uma mensagem coesa num projecto cinematográfico. Seja um pequeno trailer, um documentário, um filme, ou semelhente. João Brás durante esta actividade vai explicar processos e dicas para melhorar este processo criativo.

João BrásAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+