PROGRAMA LGW TALKS

Local: Pavilhão 4 – Palco LGW Talks

Dia 21 de Novembro

Organização:


Giving Young People the Skills to Shape Their Future (Apps for Good) & InGaming (Inclusive Gaming)

Apps for Good e InGaming (Inclusive Gaming) para criar uma solução tecnológica que resolva ou minimize um problema social, ao mesmo tempo que são potenciadas as competências essenciais para o perfil do aluno, dando aos professores uma nova metodologia de ensino em escolas mais inovadoras, com o gaming a ser introduzido de forma equilibrada nas novas gerações. A Tecnologia como um meio e não como fim para transformas vidas - é esta a missão do CDI (Center of Digital Inclusion).

Organização:


Gamificação para a Mudança Social: Como os Jogos Impactam o Mundo Real


Esta ação tem como objetivo apresentar as sinergias entre a produção cinematográfica e o desenvolvimento de videojogos, demonstrando como o conhecimento técnico e criativo do cinema pode ser um diferencial estratégico na criação de jogos mais imersivos e impactantes. Serão abordadas de forma breve as principais técnicas cinematográficas — como narrativa visual, iluminação, direção de arte — e a sua aplicação no desenvolvimento de videojogos.

Micaela Fonseca, Universidade Lusófona / Hei-Lab

Do Retro ao Raro: O Mundo dos Colecionadores de Jogos com Alex Mamed

Alex Mamed, recordista brasileiro com mais de 5 mil jogos e 780 consolas, revela os segredos do colecionismo e as curiosidades do universo retro gaming!

Dia 22 de Novembro

Organização:



Jogos como Ferramenta de Inclusão Social: Desafios e Oportunidade


Atualmente, os jogos são cada vez mais vistos como uma parte central da cultura, que pode possibilitar oportunidades diversas, desde o entretenimento, à aprendizagem e promoção de competências. Neste sentido, a Universidade Lusófona tem dinamizado um conjunto de iniciativas que permitem a estudantes, instituições da comunidade e ao próprio corpo docente criar jogos, como forma de promoção da equidade, da qual emergem inúmeras oportunidades e desafios.

Carla Sousa, Universidade Lusófona / CICANT

Organização:


Como o conhecimento de produção cinematográfica pode beneficiar o desenvolvimento de jogos


Esta ação tem como objetivo apresentar as sinergias entre a produção cinematográfica e o desenvolvimento de videojogos, demonstrando como o conhecimento técnico e criativo do cinema pode ser um diferencial estratégico na criação de jogos mais imersivos e impactantes. Serão abordadas de forma breve as principais técnicas cinematográficas — como narrativa visual, iluminação, direção de arte — e a sua aplicação no desenvolvimento de videojogos.

Carlos Cidrais, Saber Porto

Organização:


Como Entrar na Indústria dos Videojogos

Nesta sessão, falaremos das principais estratégias para entrar na indústria dos videojogos.
Serão abordados os passos essenciais, desde o desenvolvimento de competências técnicas e criativas, à criação de um portefólio sólido. Exploraremos também a importância do networking, das oportunidades de estágio e cargos iniciais, e como acompanhar as tendências e avanços tecnológicos pode abrir portas neste setor dinâmico.

Organização:

A IA como Co-criadora: Quando a Máquina se Torna Parceira Criativa no Desenvolvimento de Jogos

Phil Lopes, Universidade Lusófona / Hei-Lab

Dia 23 de Novembro

Organização:


A produção de jogos em contextos educativos? Já!


O CodeUp deve ser atualmente a única academia de programação exclusivamente dedicada ao ensino do pipeline de produção de jogos. Somos apenas focados em desenvolver os futuros profissionais da indústria e para isso temos um programa de formação evolutivo que se inicia aos 10 anos de idade.

Há 5 anos que somos organizadores locais da Game Jam Plus e, de ano para ano, as competências dos nossos alunos tem começado a sobressair não apenas local mas também internacionalmente. Fomos à final mundial em 2022 (Rio de Janeiro) e à final europeia em 2023, no Funchal com jogos já com alguma complexidade para as idades dos jovens.

Nos últimos 2 anos, para tentar fugir um pouco ao sistema tradicional de ensino focámos no desenvolvimento de um jogo, o Tesouro da Rainha, passado na nossa cidade, a Figueira da Foz, que nos trouxe aqui.

António Durão, Code.Up

Bernardo Candeias, Lisboa Games Week

Godot Game Engine 

Apresentação da Godot engine, uma engine de código aberto e sem quaisquer tipo de taxa para publicar seus jogos.

A Godot é uma das principais ferramentas do cenário atual do desenvolvimento de video jogos, leve, intuitiva e robusta, onde jogos 2D e 3D podem ser criados de forma profissional e gratuita.

Filipe Catarino Merli, Merli Game Dev


Zero ao lançamento:  transformando uma visão em um jogo com recursos limitados

Nesta palestra falaremos sobre como desenvolver um jogo a partir de uma ideia até chegar ao lançamento, considerando possíveis desafios e limitações.

Programa em constante actualização. Recomendamos consulta regular.