PROGRAMA LGW TALKS
Local: Pavilhão 3 – Palco LGW Talks
Dia 21 | Quinta-Feira
Organização: Giving Young People the Skills to Shape Their Future (Apps for Good) & InGaming (Inclusive Gaming) | |
Apps for Good e InGaming (Inclusive Gaming) para criar uma solução tecnológica que resolva ou minimize um problema social, ao mesmo tempo que são potenciadas as competências essenciais para o perfil do aluno, dando aos professores uma nova metodologia de ensino em escolas mais inovadoras, com o gaming a ser introduzido de forma equilibrada nas novas gerações. A Tecnologia como um meio e não como fim para transformas vidas - é esta a missão do CDI (Center of Digital Inclusion). | |
Matilde Buisel, Apps for Good | |
Cátia Viana, Apps for Good | |
Organização: Couch Talk : Jogos Educativos e o Futuro da Aprendizagem: A Gamificação como Ferramenta Pedagógica | |
A evolução dos jogos educativos e como estes podem criar experiências de aprendizagem mais adaptativas e eficazes, especialmente para a geração digital. | |
Moderador: Diogo da Silva, Associação Visionarium | |
Ana Martins, HappyCode | |
Paulo Torcato, Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva | |
Paula Castanheira Franco, Microsoft | |
Simão Gonçalves Indie Game Developer |
Organização: Gamificação na Educação | |
Todos gostamos de jogos. Todos gostamos de jogar. Neste workshop vamos falar do poder de aplicar técnicas de jogo à educação. A gamificação e o game-based learning são abordagens inovadoras que tiram partido de estratégias de design e interação para criar experiências que promovem uma participação ativa no processo de aprendizagem. | |
Sandro Costa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
Organização: DXC Code Challenge | |
O DXC Code Challenge é um concurso programação, a nível nacional, no qual, em equipas de dois, os estudantes terão de conceber um jogo eletrónico de aventura, utilizando a tecnologia Scratch ou MakeCode Arcade promovido pela DXC Technology e Happy Code. Tem como principal objetivo estimular e ajudar as crianças a abordar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de uma forma atrativa, divertida e fácil de desenvolver e que possam aprender brincando. Na sua 5º edição, tem como tema central o Desperdício Alimentar. Desta forma, gostaríamos que os protagonistas dos videojogos sejam os Super-heróis que abraçarão a missão - Combate ao Desperdício Alimentar. Pequenas escolhas, grandes impactos. | |
Pedro Teixeira, Happy Code | |
Organização: Concept Art | |
Tiago Lobo Pimentel, ETIC |
Do Retro ao Raro: O Mundo dos Colecionadores de Jogos com Alex Mamed | |
Alex Mamed, recordista brasileiro com mais de 5 mil jogos e 780 consolas, revela os segredos do colecionismo e as curiosidades do universo retro gaming! | |
Organização: Esports - sem regras ou com regras? | |
Reflexão sobre a regulação dos esports no mundo e em Portugal, perante as ameaças à integridade do Gaming Competitivo. Qual a necessidade de uma entidade que regulamente a participação em torneios e a contratação de jovens por equipas nacionais? O que são as "Academias de Treino" existentes e qual a importância da obrigatoriedade de cumprimento de normas de proteção de jogadores menores de idade e de prevenção do match-fixing nas competições semi-profissionais. | |
Keynote Speaker: Ian Smith, ESIC - Esports Integrity Commission (Vídeo) | |
Moderador: Nuno Perestrelo, Siga – Sport Integrity Global Alliance | |
Paulo José Silva, Câmara Municipal de Lisboa | |
Gonçalo Beleza, Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos | |
Rui Alexandre Jesus, Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico | |
Tiago Ribeiro, Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa | |
Dia 22 | Sexta-Feira
Organização: Jogos como Ferramenta de Inclusão Social: Desafios e Oportunidade | |
Atualmente, os jogos são cada vez mais vistos como uma parte central da cultura, que pode possibilitar oportunidades diversas, desde o entretenimento, à aprendizagem e promoção de competências. Neste sentido, a Universidade Lusófona tem dinamizado um conjunto de iniciativas que permitem a estudantes, instituições da comunidade e ao próprio corpo docente criar jogos, como forma de promoção da equidade, da qual emergem inúmeras oportunidades e desafios. | |
Organização: Showcasing, um percurso para o sucesso | |
Hoje em dia a exposição vai para lá do showcase normal do típico "experimenta o meu jogo", desde os formatos mais digitais até a potencialidade de estar num evento, através da exposição, podemos adquirir parcerias, publishers e outros investidores... É possivel tirar muito, deste pouco que é, estar presente! | |
Ric Larcher Pires, CodeExordium |
Organização: Como o conhecimento de produção cinematográfica pode beneficiar o desenvolvimento de jogos | |
Esta ação tem como objetivo apresentar as sinergias entre a produção cinematográfica e o desenvolvimento de videojogos, demonstrando como o conhecimento técnico e criativo do cinema pode ser um diferencial estratégico na criação de jogos mais imersivos e impactantes. Serão abordadas de forma breve as principais técnicas cinematográficas — como narrativa visual, iluminação, direção de arte — e a sua aplicação no desenvolvimento de videojogos. | |
Carlos Cidrais, Saber Porto |
Organização: Como Entrar na Indústria dos Videojogos | |
Nesta sessão, falaremos das principais estratégias para entrar na indústria dos videojogos. | |
André Oliveira Santos, Saber Porto |
Organização: A IA como Co-criadora: Quando a Máquina se Torna Parceira Criativa no Desenvolvimento de Jogos | |
Phil Lopes, Universidade Lusófona / Hei-Lab |
Futuro dos Esports em Portugal: O Rumo da Regulação e o Papel da Assembleia da República | |
Num momento em que pela 1a vez na história dos esports em Portugal, o tema chega à Assembleia da República, através de Projeto-Lei que será apreciado no Parlamento a curto prazo, os praticantes, as equipas, os clubes, os organizadores de torneios, as empresas ligadas ao Gaming Competitivo português, enfim, toda a comunidade e sistema envolvente, anseiam por perceber que rumo será dado ao futuro da indústria e qual o nível de regulação e em que aspetos ocorrerá. Ouvir os decisores será essencial para entender que caminhos os esports portugueses vão percorrer. | |
Moderador: Rui Alexandre Jesus, Observatório do Gaming e Esport | |
Oradores: ● Daniel Teixeira, Grupo Parlamentar do Chega da Comissão 12ª - CCCJD XVI ● Gonçalo Brandeiro, Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal da Comissão 12ª - CCCJD XVI ● Nelson Peralta, Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda da Comissão 12ª - CCCJD XVI ● Paulo Cavaleiro, Grupo Parlamentar do PSD da Comissão 12ª - CCCJD XVI |
Organização: O impacto da Inteligência artificial no ensino e no futuro da nossa sociedade - PRÓS e CONTRAS | |
Esta talk irá aprofundar a temática da Inteligência artificial e o seu impacto no ensino e novas formas de ensinar, aplicando conhecimentos de AI e MACHINE LEARNING com linguagem de programação Python. Esta sessão vai também mostrar exemplos concretos de impacto do IA no futuro da nossa sociedade, assim como, alguns exemplos de aplicações criadas. | |
Paulo Lopes, Sharkcoders |
Dia 23 | Sábado
Organização: A produção de jogos em contextos educativos? Já! | |
O CodeUp deve ser atualmente a única academia de programação exclusivamente dedicada ao ensino do pipeline de produção de jogos. Somos apenas focados em desenvolver os futuros profissionais da indústria e para isso temos um programa de formação evolutivo que se inicia aos 10 anos de idade. Há 5 anos que somos organizadores locais da Game Jam Plus e, de ano para ano, as competências dos nossos alunos tem começado a sobressair não apenas local mas também internacionalmente. Fomos à final mundial em 2022 (Rio de Janeiro) e à final europeia em 2023, no Funchal com jogos já com alguma complexidade para as idades dos jovens. Nos últimos 2 anos, para tentar fugir um pouco ao sistema tradicional de ensino focámos no desenvolvimento de um jogo, o Tesouro da Rainha, passado na nossa cidade, a Figueira da Foz, que nos trouxe aqui. | |
António Durão, Code.Up | |
Bernardo Candeias, Lisboa Games Week |
Vénus Anatómica – 1 história, 121 narrativas | |
A floresta arde, a noite é laranja sem o sabor da fruta. Deste lado do mundo, um pai acorda da morte, um homem é baleado, uma mulher descobre outro corpo para além do seu. Um caçador procura o seu cão, no centro da Terra e além, onde o céu se faz solo e vice-versa. VÉNUS ANATÓMICA é uma história sobre perda e regeneração, asas e raízes, dividida em cinco partes que podem ser lidas pela ordem que os leitores quiserem. E as vezes que os leitores quiserem. Ninguém manda nos leitores. | |
Apresentação do livro com sessão de autógrafos. Sorteio de 1 livro entre os presentes. |
Organização: Para lá do entretenimento: A responsabilidade social dos videojogos | |
Esta sessão explora como os jogos contribuem para o património cultural, aumentam a consciência sobre causas como o Alzheimer e impactam a educação e a formação, demonstrando o seu poder de influenciar e inspirar para além do ecrã. | |
Moderador: Ric Larcher Pires, CodeExordium | |
António Durão, Digital Valley | |
Paulo José Silva, Câmara Municipal de Lisboa | |
Calebe Motta, Octopus Embrace |
Godot Game Engine | |
Apresentação da Godot engine, uma engine de código aberto e sem quaisquer tipo de taxa para publicar seus jogos. A Godot é uma das principais ferramentas do cenário atual do desenvolvimento de video jogos, leve, intuitiva e robusta, onde jogos 2D e 3D podem ser criados de forma profissional e gratuita. | |
Filipe Catarino Merli, Merli Game Dev | |
Zero ao lançamento: transformando uma visão em um jogo com recursos limitados | |
Nesta palestra falaremos sobre como desenvolver um jogo a partir de uma ideia até chegar ao lançamento, considerando possíveis desafios e limitações. | |
Felipe Ananias Gonçalves, Gigantic G |
Organização: Web3 Gaming by QUDO | |
Exploração de como o web3 gaming pode transformar a forma como jogamos, promovendo valores como acessibilidade, transparência e recompensas para os jogadores. Com a QUDO como exemplo prático, analisaremos como as plataformas de jogos podem assumir um papel mais ativo na valorização da participação e da interoperabilidade de ativos, criando um ecossistema onde cada jogador é recompensado. | |
Diogo Abreu, Blockbastards | |
Preparar o Teu Setup de Gaming para o Futuro | |
Explorando novas tecnologias e técnicas de otimização, esta sessão irá aprofundar como escolher hardware que garanta um desempenho competitivo a longo prazo, com sugestões práticas para upgrades económicos. Com base na minha experiência como Especialista em Tecnologia na DJI, trago exemplos reais para ajudar a comunidade a tomar decisões mais informadas para setups de gaming e streaming. | |
Rodrigo Sousa Machado, conhecido como @SuperDidZero nas redes sociais, é especialista em otimização de setups de gaming e tecnologia de hardware, com experiência em consultoria técnica e como Especialista em Tecnologia na DJI. |
Can Gaming and VR Read Minds? | |
O que é que um mentalista e um game developer têm em comum? Será que a realidade virtual e a inteligência artificial conseguem ler a tua mente? De que forma é que o gaming e as tecnologias imersivas, permitem revolucionar o mundo do espectáculo? Como será o entretenimento do futuro? Vem descobrir a resposta a esta e muitas outras questões, nesta inspiradora talk, levada a cabo pelo conhecido mentalista João Blümel e pelo experiente game developer Tiago Rodrigues. Juntos irão falar um pouco sobre a forma como a realidade virtual, o gaming e as tecnologias imersivas lhes permitiram criar um espectáculo único no mundo e abrir portas em importantes eventos internacionais como a Expo 2020 Dubai e a CES 2024, em Las Vegas. | |
João Blümel, Blümel Productions | |
Tiago Rodrigues, Metaphoric |
Dia 24 | Novembro
Organização: Os Esports: Uma Nova Dimensão na Indústria do Desporto | |
O treinador do Benfica Esports, Nuno Barateli, irá explorar o impacto dos Esports na indústria do desporto. Nesta sessão, Barateli irá abordar o papel crucial dos clubes desportivos no crescimento desta modalidade, as oportunidades únicas que os Esports oferecem e a sua relevância como ponte para aproximar marcas, adeptos e instituições. | |
Nuno Barateli, Sport Lisboa e Benfica |
Organização: Persona Digital: Um Espelho da Mente? | |
No Digital, somos bem mais que o físico, a nossa mente sente-se livre para explorar novos mares e alcançar novos portos. Para lá do real podemos expandir quem somos, e quem sabe revelar um espelho mais concreto da mente. | |
Moderador: Ric Larcher Pires, CodeExordium | |
Catarina Graça, Psicóloga | |
Alexandre Gomes, Psicólogo |
Preparar o Teu Setup de Gaming para o Futuro | |
Explorando novas tecnologias e técnicas de otimização, esta sessão irá aprofundar como escolher hardware que garanta um desempenho competitivo a longo prazo, com sugestões práticas para upgrades económicos. Com base na minha experiência como Especialista em Tecnologia na DJI, trago exemplos reais para ajudar a comunidade a tomar decisões mais informadas para setups de gaming e streaming. | |
Rodrigo Sousa Machado, conhecido como @SuperDidZero nas redes sociais, é especialista em otimização de setups de gaming e tecnologia de hardware, com experiência em consultoria técnica e como Especialista em Tecnologia na DJI. |
Organização: O impacto da Inteligência artificial no ensino e no futuro da nossa sociedade - PRÓS e CONTRAS | |
Esta talk irá aprofundar a temática da Inteligência artificial e o seu impacto no ensino e novas formas de ensinar, aplicando conhecimentos de AI e MACHINE LEARNING com linguagem de programação Python. Esta sessão vai também mostrar exemplos concretos de impacto do IA no futuro da nossa sociedade, assim como, alguns exemplos de aplicações criadas. | |
Paulo Lopes, Sharkcoders |
Organização: Da utopia à realidade dos esports em Portugal | |
Quando falamos de esports há sempre uma subjetividade em Portugal, do que é utópico à efetiva realidade desta indústria no nosso país. Acompanhem-me nesta viagem de 45 minutos entre a ilusão e a realidade. | |
Ramiro Teodósio, FTW Esports Club |
Programa em constante actualização. Recomendamos consulta regular.