PROGRAMA LGW TALKS
Local: Pavilhão 4 – Palco LGW Talks
Dia 21 de Novembro
Organização: Giving Young People the Skills to Shape Their Future (Apps for Good) & InGaming (Inclusive Gaming) | |
Apps for Good e InGaming (Inclusive Gaming) para criar uma solução tecnológica que resolva ou minimize um problema social, ao mesmo tempo que são potenciadas as competências essenciais para o perfil do aluno, dando aos professores uma nova metodologia de ensino em escolas mais inovadoras, com o gaming a ser introduzido de forma equilibrada nas novas gerações. A Tecnologia como um meio e não como fim para transformas vidas - é esta a missão do CDI (Center of Digital Inclusion). | |
Organização: Gamificação para a Mudança Social: Como os Jogos Impactam o Mundo Real | |
Esta ação tem como objetivo apresentar as sinergias entre a produção cinematográfica e o desenvolvimento de videojogos, demonstrando como o conhecimento técnico e criativo do cinema pode ser um diferencial estratégico na criação de jogos mais imersivos e impactantes. Serão abordadas de forma breve as principais técnicas cinematográficas — como narrativa visual, iluminação, direção de arte — e a sua aplicação no desenvolvimento de videojogos. | |
Micaela Fonseca, Universidade Lusófona / Hei-Lab |
Do Retro ao Raro: O Mundo dos Colecionadores de Jogos com Alex Mamed | |
Alex Mamed, recordista brasileiro com mais de 5 mil jogos e 780 consolas, revela os segredos do colecionismo e as curiosidades do universo retro gaming! | |
Dia 22 de Novembro
Organização: Jogos como Ferramenta de Inclusão Social: Desafios e Oportunidade | |
Atualmente, os jogos são cada vez mais vistos como uma parte central da cultura, que pode possibilitar oportunidades diversas, desde o entretenimento, à aprendizagem e promoção de competências. Neste sentido, a Universidade Lusófona tem dinamizado um conjunto de iniciativas que permitem a estudantes, instituições da comunidade e ao próprio corpo docente criar jogos, como forma de promoção da equidade, da qual emergem inúmeras oportunidades e desafios. | |
Carla Sousa, Universidade Lusófona / CICANT |
Organização: Como o conhecimento de produção cinematográfica pode beneficiar o desenvolvimento de jogos | |
Esta ação tem como objetivo apresentar as sinergias entre a produção cinematográfica e o desenvolvimento de videojogos, demonstrando como o conhecimento técnico e criativo do cinema pode ser um diferencial estratégico na criação de jogos mais imersivos e impactantes. Serão abordadas de forma breve as principais técnicas cinematográficas — como narrativa visual, iluminação, direção de arte — e a sua aplicação no desenvolvimento de videojogos. | |
Carlos Cidrais, Saber Porto |
Organização: Como Entrar na Indústria dos Videojogos | |
Nesta sessão, falaremos das principais estratégias para entrar na indústria dos videojogos. | |
André Oliveira Santos, Saber Porto |
Organização: A IA como Co-criadora: Quando a Máquina se Torna Parceira Criativa no Desenvolvimento de Jogos | |
Phil Lopes, Universidade Lusófona / Hei-Lab |
Dia 23 de Novembro
Organização: A produção de jogos em contextos educativos? Já! | |
O CodeUp deve ser atualmente a única academia de programação exclusivamente dedicada ao ensino do pipeline de produção de jogos. Somos apenas focados em desenvolver os futuros profissionais da indústria e para isso temos um programa de formação evolutivo que se inicia aos 10 anos de idade. Há 5 anos que somos organizadores locais da Game Jam Plus e, de ano para ano, as competências dos nossos alunos tem começado a sobressair não apenas local mas também internacionalmente. Fomos à final mundial em 2022 (Rio de Janeiro) e à final europeia em 2023, no Funchal com jogos já com alguma complexidade para as idades dos jovens. Nos últimos 2 anos, para tentar fugir um pouco ao sistema tradicional de ensino focámos no desenvolvimento de um jogo, o Tesouro da Rainha, passado na nossa cidade, a Figueira da Foz, que nos trouxe aqui. | |
António Durão, Code.Up | |
Bernardo Candeias, Lisboa Games Week |
Godot Game Engine | |
Apresentação da Godot engine, uma engine de código aberto e sem quaisquer tipo de taxa para publicar seus jogos. A Godot é uma das principais ferramentas do cenário atual do desenvolvimento de video jogos, leve, intuitiva e robusta, onde jogos 2D e 3D podem ser criados de forma profissional e gratuita. | |
Filipe Catarino Merli, Merli Game Dev | |
Zero ao lançamento: transformando uma visão em um jogo com recursos limitados | |
Nesta palestra falaremos sobre como desenvolver um jogo a partir de uma ideia até chegar ao lançamento, considerando possíveis desafios e limitações. | |
Felipe Ananias Gonçalves, Gigantic G |
Programa em constante actualização. Recomendamos consulta regular.