PROGRAMA LGW TALKS

Local: Pavilhão 3 – Palco LGW Talks

Dia 21 | Quinta-Feira

Organização:


Giving Young People the Skills to Shape Their Future (Apps for Good) & InGaming (Inclusive Gaming)


Apps for Good e InGaming (Inclusive Gaming) para criar uma solução tecnológica que resolva ou minimize um problema social, ao mesmo tempo que são potenciadas as competências essenciais para o perfil do aluno, dando aos professores uma nova metodologia de ensino em escolas mais inovadoras, com o gaming a ser introduzido de forma equilibrada nas novas gerações. A Tecnologia como um meio e não como fim para transformas vidas - é esta a missão do CDI (Center of Digital Inclusion).

Matilde Buisel, Apps for Good

Cátia Viana, Apps for Good

Organização:

Couch Talk : Jogos Educativos e o Futuro da Aprendizagem: A Gamificação como Ferramenta Pedagógica

A evolução dos jogos educativos e como estes podem criar experiências de aprendizagem mais adaptativas e eficazes, especialmente para a geração digital.

Moderador:

Diogo da Silva, Associação Visionarium

Ana Martins, HappyCode

Paulo Torcato, Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva

Simão Gonçalves Indie Game Developer

Organização:


Gamificação na Educação

Todos gostamos de jogos. Todos gostamos de jogar. Neste workshop vamos falar do poder de aplicar técnicas de jogo à educação. A gamificação e o game-based learning são abordagens inovadoras que tiram partido de estratégias de design e interação para criar experiências que promovem uma participação ativa no processo de aprendizagem.

Sandro Costa, Fundação para a Ciência e a Tecnologia 

Organização:


DXC Code Challenge


O DXC Code Challenge é um concurso programação, a nível nacional, no qual, em equipas de dois, os estudantes terão de conceber um jogo eletrónico de aventura, utilizando a tecnologia Scratch ou MakeCode Arcade promovido pela DXC Technology e Happy Code. Tem como principal objetivo estimular e ajudar as crianças a abordar a ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de uma forma atrativa, divertida e fácil de desenvolver e que possam aprender brincando. Na sua 5º edição, tem como tema central o Desperdício Alimentar. Desta forma, gostaríamos que os protagonistas dos videojogos sejam os Super-heróis que abraçarão a missão - Combate ao Desperdício Alimentar.  Pequenas escolhas, grandes impactos.

Pedro Teixeira, Happy Code

Organização:

Concept Art

Do Retro ao Raro: O Mundo dos Colecionadores de Jogos com Alex Mamed

Alex Mamed, recordista brasileiro com mais de 5 mil jogos e 780 consolas, revela os segredos do colecionismo e as curiosidades do universo retro gaming!

Organização:


Esports - sem regras ou com regras?


Reflexão sobre a regulação dos esports no mundo e em Portugal, perante as ameaças à integridade do Gaming Competitivo. Qual a necessidade de uma entidade que regulamente a participação em torneios e a contratação de jovens por equipas nacionais? O que são as "Academias de Treino" existentes e qual a importância da obrigatoriedade de cumprimento de normas de proteção de jogadores menores de idade e de prevenção do match-fixing nas competições semi-profissionais.

Keynote Speaker: Ian Smith, ESIC - Esports Integrity Commission (Vídeo)

Moderador: Nuno Perestrelo, Siga – Sport Integrity Global Alliance

Paulo José Silva, Câmara Municipal de Lisboa

Gonçalo Beleza, Federação Portuguesa de Desportos Eletrónicos

Rui Alexandre Jesus, Federação Portuguesa do Desporto Eletrónico 

Tiago Ribeiro, Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa

Dia 22 | Sexta-Feira

Organização:



Jogos como Ferramenta de Inclusão Social: Desafios e Oportunidade


Atualmente, os jogos são cada vez mais vistos como uma parte central da cultura, que pode possibilitar oportunidades diversas, desde o entretenimento, à aprendizagem e promoção de competências. Neste sentido, a Universidade Lusófona tem dinamizado um conjunto de iniciativas que permitem a estudantes, instituições da comunidade e ao próprio corpo docente criar jogos, como forma de promoção da equidade, da qual emergem inúmeras oportunidades e desafios.

Carla Sousa, Universidade Lusófona / CICANT

Organização:


Showcasing, um percurso para o sucesso


Hoje em dia a exposição vai para lá do showcase normal do típico "experimenta o meu jogo", desde os formatos mais digitais até a potencialidade de estar num evento, através da exposição, podemos adquirir parcerias, publishers e outros investidores... É possivel tirar muito, deste pouco que é, estar presente!

Ric Larcher Pires, CodeExordium

Organização:


Como o conhecimento de produção cinematográfica pode beneficiar o desenvolvimento de jogos


Esta ação tem como objetivo apresentar as sinergias entre a produção cinematográfica e o desenvolvimento de videojogos, demonstrando como o conhecimento técnico e criativo do cinema pode ser um diferencial estratégico na criação de jogos mais imersivos e impactantes. Serão abordadas de forma breve as principais técnicas cinematográficas — como narrativa visual, iluminação, direção de arte — e a sua aplicação no desenvolvimento de videojogos.

Carlos Cidrais, Saber Porto

Organização:


Como Entrar na Indústria dos Videojogos

Nesta sessão, falaremos das principais estratégias para entrar na indústria dos videojogos.
Serão abordados os passos essenciais, desde o desenvolvimento de competências técnicas e criativas, à criação de um portefólio sólido. Exploraremos também a importância do networking, das oportunidades de estágio e cargos iniciais, e como acompanhar as tendências e avanços tecnológicos pode abrir portas neste setor dinâmico.

Organização:

A IA como Co-criadora: Quando a Máquina se Torna Parceira Criativa no Desenvolvimento de Jogos

Phil Lopes, Universidade Lusófona / Hei-Lab


Futuro dos Esports em Portugal: O Rumo da Regulação e o Papel da Assembleia da República


Num momento em que pela 1a vez na história dos esports em Portugal, o tema chega à Assembleia da República, através de Projeto-Lei que será apreciado no Parlamento a curto prazo, os praticantes, as equipas, os clubes, os organizadores de torneios, as empresas ligadas ao Gaming Competitivo português, enfim, toda a comunidade e sistema envolvente, anseiam por perceber que rumo será dado ao futuro da indústria e qual o nível de regulação e em que aspetos ocorrerá. Ouvir os decisores será essencial para entender que caminhos os esports portugueses vão percorrer.

Moderador: Rui Alexandre Jesus, Observatório do Gaming e Esport

Oradores: 

● Daniel Teixeira, Grupo Parlamentar do Chega da Comissão 12ª - CCCJD XVI

 ● Gonçalo Brandeiro, Grupo Parlamentar da Iniciativa Liberal da Comissão 12ª - CCCJD XVI

 ● Nelson Peralta, Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda da Comissão 12ª - CCCJD XVI

● Paulo Cavaleiro, Grupo Parlamentar do PSD da Comissão 12ª - CCCJD XVI

Organização:


O impacto da Inteligência artificial no ensino e no futuro da nossa sociedade - PRÓS e CONTRAS


Esta talk irá aprofundar a temática da Inteligência artificial e o seu impacto no ensino e novas formas de ensinar, aplicando conhecimentos de AI e MACHINE LEARNING com linguagem de programação Python. Esta sessão vai também mostrar exemplos concretos de impacto do IA no futuro da nossa sociedade, assim como, alguns exemplos de aplicações criadas.

Paulo Lopes, Sharkcoders

Dia 23 | Sábado

Organização:


A produção de jogos em contextos educativos? Já!


O CodeUp deve ser atualmente a única academia de programação exclusivamente dedicada ao ensino do pipeline de produção de jogos. Somos apenas focados em desenvolver os futuros profissionais da indústria e para isso temos um programa de formação evolutivo que se inicia aos 10 anos de idade.

Há 5 anos que somos organizadores locais da Game Jam Plus e, de ano para ano, as competências dos nossos alunos tem começado a sobressair não apenas local mas também internacionalmente. Fomos à final mundial em 2022 (Rio de Janeiro) e à final europeia em 2023, no Funchal com jogos já com alguma complexidade para as idades dos jovens.

Nos últimos 2 anos, para tentar fugir um pouco ao sistema tradicional de ensino focámos no desenvolvimento de um jogo, o Tesouro da Rainha, passado na nossa cidade, a Figueira da Foz, que nos trouxe aqui.

António Durão, Code.Up

Bernardo Candeias, Lisboa Games Week

Vénus Anatómica – 1 história, 121 narrativas

A floresta arde, a noite é laranja sem o sabor da fruta. Deste lado do mundo, um pai acorda da morte, um homem é baleado, uma mulher descobre outro corpo para além do seu. Um caçador procura o seu cão, no centro da Terra e além, onde o céu se faz solo e vice-versa. VÉNUS ANATÓMICA é uma história sobre perda e regeneração, asas e raízes, dividida em cinco partes que podem ser lidas pela ordem que os leitores quiserem. E as vezes que os leitores quiserem. Ninguém manda nos leitores.

Apresentação do livro com sessão de autógrafos.

Sorteio de 1 livro entre os presentes.

Organização:


Para lá do entretenimento: A responsabilidade social dos videojogos


Esta sessão explora como os jogos contribuem para o património cultural, aumentam a consciência sobre causas como o Alzheimer e impactam a educação e a formação, demonstrando o seu poder de influenciar e inspirar para além do ecrã.

Moderador: Ric Larcher Pires, CodeExordium

António Durão, Digital Valley 

Paulo José Silva, Câmara Municipal de Lisboa

Calebe Motta, Octopus Embrace

Godot Game Engine 

Apresentação da Godot engine, uma engine de código aberto e sem quaisquer tipo de taxa para publicar seus jogos.

A Godot é uma das principais ferramentas do cenário atual do desenvolvimento de video jogos, leve, intuitiva e robusta, onde jogos 2D e 3D podem ser criados de forma profissional e gratuita.

Filipe Catarino Merli, Merli Game Dev


Zero ao lançamento:  transformando uma visão em um jogo com recursos limitados

Nesta palestra falaremos sobre como desenvolver um jogo a partir de uma ideia até chegar ao lançamento, considerando possíveis desafios e limitações.

Organização:


Web3 Gaming by QUDO


Exploração de como o web3 gaming pode transformar a forma como jogamos, promovendo valores como acessibilidade, transparência e recompensas para os jogadores. Com a QUDO como exemplo prático, analisaremos como as plataformas de jogos podem assumir um papel mais ativo na valorização da participação e da interoperabilidade de ativos, criando um ecossistema onde cada jogador é recompensado.

Diogo Abreu, Blockbastards


Preparar o Teu Setup de Gaming para o Futuro


Explorando novas tecnologias e técnicas de otimização, esta sessão irá aprofundar como escolher hardware que garanta um desempenho competitivo a longo prazo, com sugestões práticas para upgrades económicos. Com base na minha experiência como Especialista em Tecnologia na DJI, trago exemplos reais para ajudar a comunidade a tomar decisões mais informadas para setups de gaming e streaming.


Rodrigo Sousa Machado, conhecido como @SuperDidZero nas redes sociais, é especialista em otimização de setups de gaming e tecnologia de hardware, com experiência em consultoria técnica e como Especialista em Tecnologia na DJI.


Can Gaming and VR Read Minds?


O que é que um mentalista e um game developer têm em comum? Será que a realidade virtual e a inteligência artificial conseguem ler a tua mente? De que forma é que o gaming e as tecnologias imersivas, permitem revolucionar o mundo do espectáculo? Como será o entretenimento do futuro?

Vem descobrir a resposta a esta e muitas outras questões, nesta inspiradora talk, levada a cabo pelo conhecido mentalista João Blümel e pelo experiente game developer Tiago Rodrigues.

Juntos irão falar um pouco sobre a forma como a realidade virtual, o gaming e as tecnologias imersivas lhes permitiram criar um espectáculo único no mundo e abrir portas em importantes eventos internacionais como a Expo 2020 Dubai e a CES 2024, em Las Vegas.

João Blümel, Blümel Productions

Tiago Rodrigues, Metaphoric

Dia 24 | Novembro

Organização:


Os Esports: Uma Nova Dimensão na Indústria do Desporto


O treinador do Benfica Esports, Nuno Barateli,  irá explorar o impacto dos Esports na indústria do desporto. Nesta sessão, Barateli irá abordar o papel crucial dos clubes desportivos no crescimento desta modalidade, as oportunidades únicas que os Esports oferecem e a sua relevância como ponte para aproximar marcas, adeptos e instituições. 

Nuno Barateli, Sport Lisboa e Benfica

Organização:


Persona Digital: Um Espelho da Mente?


No Digital, somos bem mais que o físico, a nossa mente sente-se livre para explorar novos mares e alcançar novos portos. Para lá do real podemos expandir quem somos, e quem sabe revelar um espelho mais concreto da mente.

Moderador: Ric Larcher Pires, CodeExordium

Catarina Graça, Psicóloga


Alexandre Gomes, Psicólogo



Preparar o Teu Setup de Gaming para o Futuro


Explorando novas tecnologias e técnicas de otimização, esta sessão irá aprofundar como escolher hardware que garanta um desempenho competitivo a longo prazo, com sugestões práticas para upgrades económicos. Com base na minha experiência como Especialista em Tecnologia na DJI, trago exemplos reais para ajudar a comunidade a tomar decisões mais informadas para setups de gaming e streaming.


Rodrigo Sousa Machado, conhecido como @SuperDidZero nas redes sociais, é especialista em otimização de setups de gaming e tecnologia de hardware, com experiência em consultoria técnica e como Especialista em Tecnologia na DJI.

Organização:


O impacto da Inteligência artificial no ensino e no futuro da nossa sociedade - PRÓS e CONTRAS


Esta talk irá aprofundar a temática da Inteligência artificial e o seu impacto no ensino e novas formas de ensinar, aplicando conhecimentos de AI e MACHINE LEARNING com linguagem de programação Python. Esta sessão vai também mostrar exemplos concretos de impacto do IA no futuro da nossa sociedade, assim como, alguns exemplos de aplicações criadas.

Paulo Lopes, Sharkcoders

Organização:


Da utopia à realidade dos esports em Portugal


Quando falamos de esports há sempre uma subjetividade em Portugal, do que é utópico à efetiva realidade desta indústria no nosso país. Acompanhem-me nesta viagem de 45 minutos entre a ilusão e a realidade.

Ramiro Teodósio, FTW Esports Club

Programa em constante actualização. Recomendamos consulta regular.