Auditório I

10:00-11:50 O 5G e as Tecnologias Imersivas no Ensino do Futuro

(para Directores Reitores de Instituições de Ensino | Escolas, Universidades e Politécnicos | Professores e Directores de Turma | Elementos do Ministério da Educação | Startups e Empresas Tecnológicas | Meios de Comunicação Especializados)

Painel Moderado por: João Vitória, ADVNCE SIC

Tendo em conta as actuais tendências relativas à alteração do interface homem-máquina para ambientes 3D e imersivos, e sendo o 5G um catalisador que permite a sua distribuição universal, estará esta conversa a analisar qual o impacto que estas tecnologias terão para o ensino.

De igual modo estarão em debate a gamificação e as tecnologias imersivas na sala de aula, temas recorrentes do Serviço Educativo do Lisboa Games, nesta Sessão de Abertura com a participação do Director Geral da Educação.

Oradores Entidade
Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso Direcção-Geral da Educação
Gonçalo Pratas VR/AR Association
José Pedro Teixeira   NOS
Vânia Neto   Microsoft Educação
Manuel Pimenta LGW Serviço Educativo


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12:00-13:00 Investir nos Esports Nacionais

(para Marcas | Agências de Comunicação | Organizações | Produtores | Equipas | Estudantes de Marketing e Comunicação | Empresas de Serviços | Meios de Comunicação Especializados)

Painel Moderado por: João Vitória, ADVNCE SIC 

Esports em Portugal. Repetidamente e progressivamente nos últimos anos, são diversas as análises que revelam um mercado em crescendo e oportunidades de negócio a surgirem. Mas também são várias as declarações de dificuldade na captação de interesse de investimento.

O que explicará esta problemática nacional? Como definir o universo operacional deste fenómeno- estaremos no campo do desporto electrónico, do gaming competitivo, ou somente de uma indústria de entretenimento e actividade de organização de eventos (sejam online ou presenciais)?

Urge clarificar a situação, para ser encontrada uma solução para um mais rápido e melhor desenvolvimento nacional. Este é o desafio que esta hora de Debate pretende conquistar.

Oradores Entidade
Rui Alexandre Jesus WESCO
Milton Nixon GOATPixel
Rui Miguel Mendonça Rui Miguel Mendonça Consultoria
Valter Gomes Red Bull
João Carvalho Agon by AOC


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14:30-15:45 Jogos Nacionais em Tempos de  Pandemia: Lançamentos – Powered by Loading Zone

(para a Indústria de Videojogos Nacional | Indies | Universidades e Politécnicos | Ensino Secundário e Técnico-Profissional | Investidores | Publishers | Meios de Comunicação Especializados)

Painel Moderado por : João Vitória, ADVNCE SIC

Com a pandemia em pano de fundo, de que forma se desenvolveram os projectos que acabaram em lançamento de jogos no mercado em 2020 e 2021?

Do processo produtivo englobando todas as áreas do game dev à gestão de cada projecto com vista à edição, o posicionamento dos jogos lançados e respectivas plataformas e mercados conquistar, assim como, os projectos e desafios para o futuro por parte dos estúdios criadores dos jogos em apresentação, serão temas em discussão neste debate, ao qual se acrescenta ainda a partilha por parte dos convidados sobre o estado e evolução do sector dos videojogos em Portugal.

Oradores Entidade
Ricardo Pereira Moura Once a Bird
Gonçalo Monteiro Massive Galaxy Studios
Mafalda Duarte Nerd Monkeys
Carolina Rocha Doppio Games


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16:00-17:15 Apresentação do Movimento Digital Valley – Cluster de Videojogos Nacional

(para a Indústria de Videojogos Nacional | Indies | Universidades e Politécnicos | Ensino Secundário e Técnico-Profissional | Ensino Especializado não conferente de Grau | Investidores | Publishers | Entidades Governamentais | Meios de Comunicação Especializados)

Painel Moderado por : João Vitória, ADVNCE SIC

O Digital Valley é um movimento inclusivo e aberto a toda a comunidade dos videojogos em Portugal – Indústria; Academia; Investidores; Entidades Públicas Governamentais, Organismos Privados e outros Stakeholders interessados-, que em conjunto se organizem para o crescimento e afirmação desta indústria em Portugal, visando também o seu reconhecimento internacional.”

Oradores Entidade
Carlos Mora Digital Valley
Gorete Lopes Techframe
Ricardo Flores APVP
Pedro Braga Fundação AIP
Helena Maio Portugal Ventures
Pedro Saraiva TECPARQUES


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17:30-18:30 Apresentação do Primeiro Estudo sobre Esports em Portugal – Powered by Mastercard

(para Marcas | Retailers | Agências de Comunicação | Organizações | Produtores | Equipas | Estudantes de Marketing e Comunicação | Empresas de Serviços| Meios de Comunicação Especializados)

Painel Moderado por : João Vitória, ADVNCE SIC

 

“A indústria dos Esports, que já crescia a um ritmo impressionante, teve um impulso decisivo com a pandemia. Para além das competições globais de LoL ou RPG, surgiram outras competições inesperadas, como as famosas 24h Le Mans ou o Tour de France em formato virtual.

Contudo, ainda há pouca informação sobre este fenómeno e, por isso, a Mastercard considerou oportuno compreender o panorama dos Esports em Portugal, o perfil dos jogadores, o que jogam, quanto gastam e como pagam pelos seus jogos.”

Oradores Entidade
Maria Antónia Saldanha Mastercard
Fátima Marcos QUAGGA
João Cício Inygon
Vasco Oliveira Lenovo
António Fuzeta da Ponte Worten


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 Programação das Salas

12:00-13:00 Universe 51: Tannhäuser Wars – Game Reveal Session

Promotor: Techframe | Sala 01 | Lotação Max : 25 Lugares

Universe 51 é uma saga de três jogos interligados, desenvolvidos em Portugal, que já conta com vários anos de desenvolvimentos e dos quais o primeiro jogo/episódio vai ser revelado ao público na Lisboa Games Week 2021. Venha conhecer a saga, o episódio que vai ser revelado – Universe 51: Tannhäuser Wars – e conversar com alguns dos elementos da equipa de desenvolvimento

10:30-11:30 Minecraft Education

Promotor: Happy Code | Sala 02 | Lotação Max: 30 Lugares

Usa toda a tua imaginação para programares grandes aventuras no teu jogo preferido – uma maneira divertida de ter o primeiro contato com a ciência da computação, programar ciclos e eventos.

12:00-13:00 Minecraft Education

Promotor: Happy Code | Sala 02 | Lotação Max: 30 Lugares

Usa toda a tua imaginação para programares grandes aventuras no teu jogo preferido – uma maneira divertida de ter o primeiro contato com a ciência da computação, programar ciclos e eventos

10:00-18:00 Experiências em VR/AR 

Promotor: VRARA | Sala 03 | Lotação Max : 12 Lugares 

Experiências de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Desde jogos de ação e fitness, viagens a lugares normalmente inacessíveis, visitas guiadas a pontos turísticos e aplicações para formação corporativa e bem estar.
Haverá muita tecnologia e boa disposição para a mostrar a quem desejar entrar nos mundos virtuais que a metaverse oferece.