Serviço Educativo
PROGRAMA
11:00 - 11:45
CRIAÇÃO DIVERTIDA: DESENVOLVENDO JOGOS SIMPLES E RÁPIDOS COM MINECRAFT E APPS
Esgotado
Os alunos vão mergulhar no mundo da criação de jogos e apps. Vamos explorar como usar o Minecraft e outras ferramentas para desenvolver jogos simples e rápidos, permitindo que os alunos explorem sua criatividade e construam suas próprias experiências interativas. Esta é uma oportunidade emocionante para os alunos aprenderem os fundamentos da programação e design de jogos, ao mesmo tempo em que se divertem. Prepare-se para entrar em ação e transformar suas ideias em jogos incríveis!
11:00 - 11:45
CLASSCRAFT: UMA SALA DE AULA FANTÁSTICA
Esgotado
Nesta sessão, os participantes terão uma experiência "hands on" de como funciona esta plataforma que transforma a sala de aula num jogo de roleplay num incrível mundo fantástico.
11:00 - 11:45
PYTHON: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA PROFESSORES
Esgotado
Trazer a luz uma breve Introdução da Linguagem de programação Python, uma vez que a linguagem é aconselhada pelos novos programas de Matemática no Ensino Secundário
11:00 - 11:45
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AO VIVO (LIVE STREAMING)
Esgotado
Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Noções básicas de transmissões ao vivo de jogos.
. Uso de plataformas de streaming, como Twitch ou YouTube Live.
. Dicas para atrair e interagir com o público durante as transmissões.
11:00 - 11:45
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM UNITY
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Diogo Andrade Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
11:00 - 11:45
DESENVOLVIMENTO DE UMA PERSONAGEM EM PIXEL ART
Esgotado
Introdução ao Krita. Aplicação freeware de desenho avançada. Temas abordados:
1. Vista geral e ferramentas do Krita
2. Desenho de uma personagem pixel art
3. Criação de uma tileset para jogos 2D
4. Exportação para Godot ou outra 2D Game Engine
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Rodrigo Gil Capacidade: 8 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO
Introdução aos jogos de tabuleiro modernos. O que os distingue dos jogos clássicos e possibilidade de utilização em ambiente de aula e ludoteca. Apresentação de mecânicas de jogos como Catan e Carcassonne.
Organização: Devir Livraria Formador(a): Ricardo Gomes Capacidade: 6 Destinatários: Professores e Educadores
12:00 - 12:45
CONSTRUINDO CONEXÕES: "EXPLORAR A CRIAÇÃO DE JOGOS (MINECRAFT) E APPS (APP INVENTOR) NA SALA DE AULA"
Esgotado
Vamos explorar como a criação de jogos e apps pode ser aplicada em sala de aula para promover a aprendizagem STEAM. Vamos discutir tanto a articulação horizontal, envolvendo diferentes conteúdos e disciplinas, a articulação vertical, com projetos de colaboração entre diferentes ciclos, assim como com a comunidade local e empresarial. Vamos partilhar exemplos de integração de projetos com comunidade local, estabelecendo uma conexão significativa entre os alunos e o mundo ao seu redor. Prepare-se para uma sessão repleta de ideias inovadoras e oportunidades de expandir a aprendizagem além das paredes da sala de aula.
12:00 - 12:45
ENSINAR COMO UM GAME DESIGNER
Esgotado
Nesta formação os participantes vão perceber como um game designer pensa a criação de um jogo e como essa mesma metodologia pode ser usada para transformar a experiência educativa.
12:00 - 12:45
PYTHON IA
Esgotado
Os participantes irão compreender as sintaxes básicas da Programação Python voltadas para Inteligência Artificial. O objetivo será o desenvolvimento de um bot automatizado para facilitar tarefas do cotidiano.
12:00 - 12:45
EDIÇÃO DE IMAGENS E MINIATURAS ATRAENTES
Esgotado
Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Técnicas de edição de imagens para criar miniaturas atrativas.
. Uso de ferramentas simples de edição de imagens.
. Design de miniaturas que chamem a atenção dos espectadores
12:00 - 12:45
CRIAÇÃO DE ARTE PARA JOGOS
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Francisco Freixo Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
12:00 - 12:45
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS 2D EM GODOT
Esgotado
Introdução à programação da engine Godot que está a ter um crescimento muito rápido entre outras game engines. Como fazer um jogo 2D. GDScript é uma linguagem muito parecida com Python, a transição para a segunda é automática.
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Rodrigo Gil Capacidade: 8 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR
Introdução aos jogos de tabuleiro modernos. O que os distingue dos jogos clássicos e possibilidade de utilização em ambiente de aula e ludoteca. Apresentação de mecânicas de jogos como Catan e Carcassonne.
Organização: Devir Livraria Formador(a): Ricardo Gomes Capacidade: 6 Destinatários: Professores e Educadores
13:00 - 13:45
DESENHO DE PERSONAGENS PARA JOGOS
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Pedro Sousa Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
14:00 - 14:45
MY 3D GAME
Esgotado
Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento
14:00 - 14:45
EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS
Esgotado
Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Introdução às técnicas de edição de vídeos para plataformas de redes sociais.
. Uso de ferramentas de edição simples e intuitivas.
. Dicas para tornar os vídeos mais dinâmicos e atrativos.
14:00 - 14:45
CRIAÇÃO DE JOGOS VR
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Filipe Pinto Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
14:00 - 14:45
INTRODUÇÃO AO BLENDER
Esgotado
Introdução ao Blender. Aplicação freeware de modelação 3D. Temas abordados:
1. Vista geral e ferramentas do Blender
2. Desenhar uma arvore
3. Fazer uma personagem Lopoly
4. Desenhar um terreno
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Ruben Capacidade: 8 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR
15:00 - 15:45
JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS NA SALA DE AULA
Esgotado
Nesta formação iremos abordar o crescimento e diversidade deste tipo de jogos, as principais vantagens da sua utilização e exemplos práticos de como podem ser aplicados a contextos educativos.
15:00 - 15:45
ANDROID APPS
Esgotado
Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos.
15:00 - 15:45
CRIAÇÃO DE NARRATIVAS PARA JOGOS
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Phil Lopes Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
15:00 - 15:45
DESBRAVANDO FRONTEIRAS: INTEGRANDO TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E IGUALDADE DE GÉNERO NO ENSINO
Esgotado
Vamos inspirar os professores a introduzirem a participação e desafios internacionais em sala de aula, de forma a promover a cidadania, o empreendedorismo e a igualdade de género. Vamos explorar como integrar esses conceitos de forma transversal, utilizando o projeto escola, a disciplina de TIC e outras disciplinas. Vamos mostrar como estabelecer parcerias com o mercado empresarial para oferecer mentoria às equipas, aliviando o trabalho dos professores e proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos de alta qualidade. Também discutiremos a possibilidade de envolver estagiários de cursos profissionais para apoiar esses projetos, aproveitando horas de estágio. Juntos, vamos transformar o ensino regular em uma jornada emocionante de descoberta e crescimento.
15:00 - 15:45
APLICAÇÕES OPEN SOURCE PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
Esgotado
Introdu??o ?s ferramentas freeware e open source. Temas abordados:
1. Godot - game engine para modela??o e vizualiza??o 2D e 3D
2. Krita - Aplica??o freeware de desenho avan?ada
3. Blender - Aplica??o de modela??o 3D
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Rodrigo Gil Capacidade: 8 Destinatários: PROFESSORES
16:00 - 16:45
OUT OF THE BOX: UM JOGO NARRATIVO PARA A INTERCULTURALIDADE
Esgotado
16:00 - 16:45
ANDROID APPS
Esgotado
Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos.
16:00 - 16:45
CRIAÇÃO DE JOGOS COM CONTROLOS ALTERNATIVOS.
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Filipe Luz Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
16:00 - 16:45
APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA MAD FOX LABS
Esgotado
Apresentação da plataforma Mad Fox Labs:
1. Apresentação do Student App
2. Apresentação do Teacher App
3. Game Development com Mad Knowledge Quest
4. Computer Science com Mad Knowledge Quest
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Rodrigo Gil Capacidade: 8 Destinatários: PROFESSORES
Programa sujeito a alterações. Recomendamos consulta regular.