Serviço Educativo
PROGRAMA
11:00 - 11:45
CRIAÇÃO DIVERTIDA: DESENVOLVENDO JOGOS SIMPLES E RÁPIDOS COM MINECRAFT E APPS
Esgotado
Os alunos vão mergulhar no mundo da criação de jogos e apps. Vamos explorar como usar o Minecraft e outras ferramentas para desenvolver jogos simples e rápidos, permitindo que os alunos explorem sua criatividade e construam suas próprias experiências interativas. Esta é uma oportunidade emocionante para os alunos aprenderem os fundamentos da programação e design de jogos, ao mesmo tempo em que se divertem. Prepare-se para entrar em ação e transformar suas ideias em jogos incríveis!
11:00 - 11:45
JOGOS DE TABULEIRO E JOGOS NARRATIVOS NO APOIO ÀS NECESSIDADES ESPECIAIS
Esgotado
11:00 - 11:45
PYTHON: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA PROFESSORES
Esgotado
Trazer a luz uma breve Introdução da Linguagem de programação Python, uma vez que a linguagem é aconselhada pelos novos programas de Matemática no Ensino Secundário
11:00 - 11:45
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AO VIVO (LIVE STREAMING)
Esgotado
Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Noções básicas de transmissões ao vivo de jogos.
. Uso de plataformas de streaming, como Twitch ou YouTube Live.
. Dicas para atrair e interagir com o público durante as transmissões
11:00 - 11:45
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM UNITY
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Diogo Andrade Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
11:00 - 11:45
UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE JOGOS E EM PRODUTIVIDADE EM GERAL
Esgotado
Uso do ChatGPT, Llama 2 e stable diffusion para ajudar a criar o jogo:
1. Criação do Game Design Document com ajuda das Large Language Models
2. Criação da historia com as LLMs.
3. Criação das personagens e NPCs
4. Desenho das personagens e NPCs com o stable diffusion
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Ruben Capacidade: 8 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO
Introdução aos jogos de tabuleiro modernos. O que os distingue dos jogos clássicos e possibilidade de utilização em ambiente de aula e ludoteca. Apresentação de mecânicas de jogos como Catan e Carcassonne.
Organização: Devir Livraria Formador(a): Ricardo Gomes Capacidade: 6 Destinatários: Professores e Educadores
12:00 - 12:45
CONSTRUINDO CONEXÕES: "EXPLORAR A CRIAÇÃO DE JOGOS (MINECRAFT) E APPS (APP INVENTOR) NA SALA DE AULA"
Esgotado
Vamos explorar como a criação de jogos e apps pode ser aplicada em sala de aula para promover o aprendizagem STEAM. Vamos discutir tanto a articulação horizontal, envolvendo diferentes conteúdos e disciplinas, a articulação vertical, com projetos de colaboração entre diferentes ciclos, assim como com a comunidade local e empresarial. Vamos partilhar exemplos de integração de projetos com comunidade local, estabelecendo uma conexão significativa entre os alunos e o mundo ao seu redor. Prepare-se para uma sessão repleta de ideias inovadoras e oportunidades de expandir a aprendizagem além das paredes da sala de aula.
12:00 - 12:45
JOGOS NARRATIVOS EM CONTEXTO EDUCATIVO
Esgotado
Os participantes irão aprender o que é um jogo narrativo e como pode ser utilizado para explorar os mais diversos temas em contexto educativo: desde dinâmicas de grupo a exploração de conteúdos mais complexos e com nuance. E como pode ser divertido fazê-lo.
12:00 - 12:45
PYTHON IA
Esgotado
Os participantes irão compreender as sintaxes básicas da Programação Python voltadas para Inteligência Artificial. O objetivo será o desenvolvimento de um bot automatizado para facilitar tarefas do cotidiano.
12:00 - 12:45
EDIÇÃO DE IMAGENS E MINIATURAS ATRAENTES
Esgotado
Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Técnicas de edição de imagens para criar miniaturas atrativas.
. Uso de ferramentas simples de edição de imagens.
. Design de miniaturas que chamem a atenção dos espectadores
12:00 - 12:45
CONSTRUÇÃO DE MUNDOS JOGÁVEIS COM IA
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Phil Lopes Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
12:00 - 12:45
PROJECT BASED LEARNING COM DESENVOLVIMENTO DE JOGOS
Esgotado
Introdução ao Project Based Learning:
1. Elementos do PBL
2. Exemplos de Projetos
3. Exemplos de projetos em videojogos
4. Introdução aos Modelos e simulação
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Rodrigo Gil Capacidade: 8 Destinatários: PROFESSORES
Introdução aos jogos de tabuleiro modernos. O que os distingue dos jogos clássicos e possibilidade de utilização em ambiente de aula e ludoteca. Apresentação de mecânicas de jogos como Catan e Carcassonne.
Organização: Devir Livraria Formador(a): Ricardo Gomes Capacidade: 6 Destinatários: Professores e Educadores
13:00 - 13:45
DESENHO DE PERSONAGENS PARA JOGOS
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Pedro Sousa Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
14:00 - 14:45
MY 3D GAME
Esgotado
Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento
14:00 - 14:45
EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS
Esgotado
Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Introdução às técnicas de edição de vídeos para plataformas de redes sociais.
. Uso de ferramentas de edição simples e intuitivas.
. Dicas para tornar os vídeos mais dinâmicos e atrativos.
14:00 - 14:45
CRIAÇÃO DE JOGOS VR
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): Fábio Dias Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
14:00 - 14:45
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS 3D EM GODOT
Esgotado
Introdução a jogos 3D em Godot. Temas abordados:
1. Uso de um terreno desenhado em Blender.
2. Criação de framework de um first person shooter
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Ruben Capacidade: 8 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR
15:00 - 15:45
GAMIFICAÇAO DA SALA DE AULA: VIRAR A SALA DO AVESSO
Esgotado
Os participantes irão compreender os conceitos base da gamificação, porque é essencial como estratégia de criação de envolvimento e como a poderiam aplicar em contexto educativo, indendentemente do suporte analógico ou digital.
15:00 - 15:45
DESBRAVANDO FRONTEIRAS: INTEGRANDO TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E IGUALDADE DE GÉNERO NO ENSINO
Esgotado
Vamos inspirar os professores a introduzirem a participação e desafios internacionais em sala de aula, de forma a promover a cidadania, o empreendedorismo e a igualdade de género. Vamos explorar como integrar esses conceitos de forma transversal, utilizando o projeto escola, a disciplina de TIC e outras disciplinas. Vamos mostrar como estabelecer parcerias com o mercado empresarial para oferecer mentoria às equipas, aliviando o trabalho dos professores e proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos de alta qualidade. Também discutiremos a possibilidade de envolver estagiários de cursos profissionais para apoiar esses projetos, aproveitando horas de estágio. Juntos, vamos transformar o ensino regular em uma jornada emocionante de descoberta e crescimento.
15:00 - 15:45
ANDROID APPS
Esgotado
Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos.
15:00 - 15:45
CRIAÇÃO DE NARRATIVAS PARA JOGOS
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): (a definir) Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
15:00 - 15:45
INTRODUÇÃO A MACHINE LEARNING
Esgotado
Introdução a Machine Learning. Temas abordados:
1. Introdução a agentes.
2. Exemplos de agentes em plataformas
3. Exemplos de agentes em videojogos
4. Introdução de modelos e simulação
5. Algoritmos geneticos
6. Redes neuronais
7. Transformers: o que é o chatGPT
Organização: MAD FOX LABS Formador(a): Rodrigo Gil Capacidade: 8 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO
16:00 - 16:45
GAME DESIGN 101
Esgotado
Nesta sessão os participantes vão aprender a desenhar um jogo, da ideia, à concepção, à prototipagem e à criação de uma versão equilibrada. Para os que sempre quiseram criar um jogo e nunca o conseguiram fazer, esta framework será o passo necessário para pôr ideias em prática.
16:00 - 16:45
ANDROID APPS
Esgotado
Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos.
16:00 - 16:45
CRIAÇÃO DE ARTE PARA JOGOS
Esgotado
Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA Formador(a): MIguel Martinho Capacidade: 14 Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO
Programa sujeito a alterações. Recomendamos consulta regular.