Serviço Educativo

ACÇÕES PRESENCIAIS

PROGRAMA

11:00 - 11:45

SALA S4.1

CRIAÇÃO DIVERTIDA: DESENVOLVENDO JOGOS SIMPLES E RÁPIDOS COM MINECRAFT E APPS

Esgotado

Os alunos vão mergulhar no mundo da criação de jogos e apps. Vamos explorar como usar o Minecraft e outras ferramentas para desenvolver jogos simples e rápidos, permitindo que os alunos explorem sua criatividade e construam suas próprias experiências interativas. Esta é uma oportunidade emocionante para os alunos aprenderem os fundamentos da programação e design de jogos, ao mesmo tempo em que se divertem. Prepare-se para entrar em ação e transformar suas ideias em jogos incríveis!

Organização: HAPPY CODE     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO


11:00 - 11:45

SALA S4.2

CLASSCRAFT: UMA SALA DE AULA FANTÁSTICA

Esgotado

Nesta sessão, os participantes terão uma experiência "hands on" de como funciona esta plataforma que transforma a sala de aula num jogo de roleplay num incrível mundo fantástico.

Organização: ELEMENTO     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


11:00 - 11:45

SALA S4.3

PYTHON: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA PROFESSORES

Esgotado

Trazer a luz uma breve Introdução da Linguagem de programação Python, uma vez que a linguagem é aconselhada pelos novos programas de Matemática no Ensino Secundário

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: PROFESSORES


11:00 - 11:45

SALA S4.5

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AO VIVO (LIVE STREAMING)

Esgotado

Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Noções básicas de transmissões ao vivo de jogos.
. Uso de plataformas de streaming, como Twitch ou YouTube Live.
. Dicas para atrair e interagir com o público durante as transmissões.

Organização: FLAG     Formador(a):    Capacidade: 12     Destinatários: 3º CICLO E SECUNDÁRIO


11:00 - 11:45

SALA S4.16

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM UNITY

Esgotado

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Diogo Andrade   Capacidade: 14     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


11:00 - 11:45

SALA S4.8

DESENVOLVIMENTO DE UMA PERSONAGEM EM PIXEL ART

Esgotado

Introdução ao Krita. Aplicação freeware de desenho avançada. Temas abordados:
1. Vista geral e ferramentas do Krita
2. Desenho de uma personagem pixel art
3. Criação de uma tileset para jogos 2D
4. Exportação para Godot ou outra 2D Game Engine

Organização: MAD FOX LABS     Formador(a): Rodrigo Gil   Capacidade: 8     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO


11:00 - 11:45

SALA S4.9

Introdução aos jogos de tabuleiro modernos.

Introdução aos jogos de tabuleiro modernos. O que os distingue dos jogos clássicos e possibilidade de utilização em ambiente de aula e ludoteca. Apresentação de mecânicas de jogos como Catan e Carcassonne.

Organização: Devir Livraria     Formador(a): Ricardo Gomes   Capacidade: 6     Destinatários: Professores e Educadores


12:00 - 12:45

SALA S4.1

CONSTRUINDO CONEXÕES: "EXPLORAR A CRIAÇÃO DE JOGOS (MINECRAFT) E APPS (APP INVENTOR) NA SALA DE AULA"

Esgotado

Vamos explorar como a criação de jogos e apps pode ser aplicada em sala de aula para promover a aprendizagem STEAM. Vamos discutir tanto a articulação horizontal, envolvendo diferentes conteúdos e disciplinas, a articulação vertical, com projetos de colaboração entre diferentes ciclos, assim como com a comunidade local e empresarial. Vamos partilhar exemplos de integração de projetos com comunidade local, estabelecendo uma conexão significativa entre os alunos e o mundo ao seu redor. Prepare-se para uma sessão repleta de ideias inovadoras e oportunidades de expandir a aprendizagem além das paredes da sala de aula.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: PROFESSORES


12:00 - 12:45

SALA S4.2

ENSINAR COMO UM GAME DESIGNER

Esgotado

Nesta formação os participantes vão perceber como um game designer pensa a criação de um jogo e como essa mesma metodologia pode ser usada para transformar a experiência educativa.

Organização: ELEMENTO     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


12:00 - 12:45

SALA S4.3

PYTHON IA

Esgotado

Os participantes irão compreender as sintaxes básicas da Programação Python voltadas para Inteligência Artificial. O objetivo será o desenvolvimento de um bot automatizado para facilitar tarefas do cotidiano.

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: ES (10º; 11º; 12º)


12:00 - 12:45

SALA S4.5

EDIÇÃO DE IMAGENS E MINIATURAS ATRAENTES

Esgotado

Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Técnicas de edição de imagens para criar miniaturas atrativas.
. Uso de ferramentas simples de edição de imagens.
. Design de miniaturas que chamem a atenção dos espectadores

Organização: FLAG     Formador(a):    Capacidade: 12     Destinatários: 3º CICLO E SECUNDÁRIO


12:00 - 12:45

SALA S4.16

CRIAÇÃO DE ARTE PARA JOGOS

Esgotado

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Francisco Freixo   Capacidade: 14     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


12:00 - 12:45

SALA S4.8

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS 2D EM GODOT

Esgotado

Introdução à programação da engine Godot que está a ter um crescimento muito rápido entre outras game engines. Como fazer um jogo 2D. GDScript é uma linguagem muito parecida com Python, a transição para a segunda é automática.

Organização: MAD FOX LABS     Formador(a): Rodrigo Gil   Capacidade: 8     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


12:00 - 12:45

SALA S4.9

Introdução aos jogos de tabuleiro modernos.

Introdução aos jogos de tabuleiro modernos. O que os distingue dos jogos clássicos e possibilidade de utilização em ambiente de aula e ludoteca. Apresentação de mecânicas de jogos como Catan e Carcassonne.

Organização: Devir Livraria     Formador(a): Ricardo Gomes   Capacidade: 6     Destinatários: Professores e Educadores


13:00 - 13:45

SALA S4.16

DESENHO DE PERSONAGENS PARA JOGOS

Esgotado

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Pedro Sousa   Capacidade: 14     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


14:00 - 14:45

SALA S4.3

MY 3D GAME

Esgotado

Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: EB 2º CICLO (5º e 6º)


14:00 - 14:45

SALA S4.5

EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS

Esgotado

Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Introdução às técnicas de edição de vídeos para plataformas de redes sociais.
. Uso de ferramentas de edição simples e intuitivas.
. Dicas para tornar os vídeos mais dinâmicos e atrativos.

Organização: FLAG     Formador(a):    Capacidade: 12     Destinatários: 3º CICLO E SECUNDÁRIO


14:00 - 14:45

SALA S4.16

CRIAÇÃO DE JOGOS VR

Esgotado

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Filipe Pinto   Capacidade: 14     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


14:00 - 14:45

SALA S4.8

INTRODUÇÃO AO BLENDER

Esgotado

Introdução ao Blender. Aplicação freeware de modelação 3D. Temas abordados:
1. Vista geral e ferramentas do Blender
2. Desenhar uma arvore
3. Fazer uma personagem Lopoly
4. Desenhar um terreno

Organização: MAD FOX LABS     Formador(a): Ruben   Capacidade: 8     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


15:00 - 15:45

SALA S4.2

JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS NA SALA DE AULA

Esgotado

Nesta formação iremos abordar o crescimento e diversidade deste tipo de jogos, as principais vantagens da sua utilização e exemplos práticos de como podem ser aplicados a contextos educativos.

Organização: ELEMENTO     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


15:00 - 15:45

SALA S4.3

ANDROID APPS

Esgotado

Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos.

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: EB 3º CICLO (7º; 8º; 9º)


15:00 - 15:45

SALA S4.16

CRIAÇÃO DE NARRATIVAS PARA JOGOS

Esgotado

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Phil Lopes   Capacidade: 14     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


15:00 - 15:45

SALA S4.1

DESBRAVANDO FRONTEIRAS: INTEGRANDO TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E IGUALDADE DE GÉNERO NO ENSINO

Esgotado

Vamos inspirar os professores a introduzirem a participação e desafios internacionais em sala de aula, de forma a promover a cidadania, o empreendedorismo e a igualdade de género. Vamos explorar como integrar esses conceitos de forma transversal, utilizando o projeto escola, a disciplina de TIC e outras disciplinas. Vamos mostrar como estabelecer parcerias com o mercado empresarial para oferecer mentoria às equipas, aliviando o trabalho dos professores e proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos de alta qualidade. Também discutiremos a possibilidade de envolver estagiários de cursos profissionais para apoiar esses projetos, aproveitando horas de estágio. Juntos, vamos transformar o ensino regular em uma jornada emocionante de descoberta e crescimento.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: PROFESSORES


15:00 - 15:45

SALA S4.8

APLICAÇÕES OPEN SOURCE PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS

Esgotado

Introdu??o ?s ferramentas freeware e open source. Temas abordados:
1. Godot - game engine para modela??o e vizualiza??o 2D e 3D
2. Krita - Aplica??o freeware de desenho avan?ada
3. Blender - Aplica??o de modela??o 3D

Organização: MAD FOX LABS     Formador(a): Rodrigo Gil   Capacidade: 8     Destinatários: PROFESSORES


16:00 - 16:45

SALA S4.2

OUT OF THE BOX: UM JOGO NARRATIVO PARA A INTERCULTURALIDADE

Esgotado

Organização: ELEMENTO     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


16:00 - 16:45

SALA S4.3

ANDROID APPS

Esgotado

Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos.

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: 14     Destinatários: EB 3º CICLO (7º; 8º; 9º)


16:00 - 16:45

SALA S4.16

CRIAÇÃO DE JOGOS COM CONTROLOS ALTERNATIVOS.

Esgotado

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Filipe Luz   Capacidade: 14     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


16:00 - 16:45

SALA S4.8

APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA MAD FOX LABS

Esgotado

Apresentação da plataforma Mad Fox Labs:
1. Apresentação do Student App
2. Apresentação do Teacher App
3. Game Development com Mad Knowledge Quest
4. Computer Science com Mad Knowledge Quest

Organização: MAD FOX LABS     Formador(a): Rodrigo Gil   Capacidade: 8     Destinatários: PROFESSORES


Programa sujeito a alterações. Recomendamos consulta regular.