Serviço Educativo

ACÇÕES PRESENCIAIS

PROGRAMA

11:00 - 11:45

SALA S4.1

CRIAÇÃO DIVERTIDA: DESENVOLVENDO JOGOS SIMPLES E RÁPIDOS COM MINECRAFT E APPS

Os alunos vão mergulhar no mundo da criação de jogos e apps. Vamos explorar como usar o Minecraft e outras ferramentas para desenvolver jogos simples e rápidos, permitindo que os alunos explorem sua criatividade e construam suas próprias experiências interativas. Esta é uma oportunidade emocionante para os alunos aprenderem os fundamentos da programação e design de jogos, ao mesmo tempo em que se divertem. Prepare-se para entrar em ação e transformar suas ideias em jogos incríveis!

Organização: HAPPY CODE     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO


11:00 - 11:45

SALA S4.2

JOGOS DE TABULEIRO E JOGOS NARRATIVOS NO APOIO ÀS NECESSIDADES ESPECIAIS

Organização: ELEMENTO     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


11:00 - 11:45

SALA S4.3

PYTHON: INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PARA PROFESSORES

Trazer a luz uma breve Introdução da Linguagem de programação Python, uma vez que a linguagem é aconselhada pelos novos programas de Matemática no Ensino Secundário

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: PROFESSORES


11:00 - 11:45

SALA S4.5

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AO VIVO (LIVE STREAMING)

Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Noções básicas de transmissões ao vivo de jogos.
. Uso de plataformas de streaming, como Twitch ou YouTube Live.
. Dicas para atrair e interagir com o público durante as transmissões

Organização: FLAG     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: 3º CICLO E SECUNDÁRIO


11:00 - 11:45

SALA S4.16

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS EM UNITY

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Diogo Andrade   Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


12:00 - 12:45

SALA S4.1

CONSTRUINDO CONEXÕES: "EXPLORAR A CRIAÇÃO DE JOGOS (MINECRAFT) E APPS (APP INVENTOR) NA SALA DE AULA"

Vamos explorar como a criação de jogos e apps pode ser aplicada em sala de aula para promover o aprendizagem STEAM. Vamos discutir tanto a articulação horizontal, envolvendo diferentes conteúdos e disciplinas, a articulação vertical, com projetos de colaboração entre diferentes ciclos, assim como com a comunidade local e empresarial. Vamos partilhar exemplos de integração de projetos com comunidade local, estabelecendo uma conexão significativa entre os alunos e o mundo ao seu redor. Prepare-se para uma sessão repleta de ideias inovadoras e oportunidades de expandir a aprendizagem além das paredes da sala de aula.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: PROFESSORES


12:00 - 12:45

SALA S4.2

JOGOS NARRATIVOS EM CONTEXTO EDUCATIVO

Os participantes irão aprender o que é um jogo narrativo e como pode ser utilizado para explorar os mais diversos temas em contexto educativo: desde dinâmicas de grupo a exploração de conteúdos mais complexos e com nuance. E como pode ser divertido fazê-lo.

Organização: ELEMENTO     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


12:00 - 12:45

SALA S4.3

PYTHON IA

Os participantes irão compreender as sintaxes básicas da Programação Python voltadas para Inteligência Artificial. O objetivo será o desenvolvimento de um bot automatizado para facilitar tarefas do cotidiano.

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ES (10º; 11º; 12º)


12:00 - 12:45

SALA S4.5

EDIÇÃO DE IMAGENS E MINIATURAS ATRAENTES

Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Técnicas de edição de imagens para criar miniaturas atrativas.
. Uso de ferramentas simples de edição de imagens.
. Design de miniaturas que chamem a atenção dos espectadores

Organização: FLAG     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: 3º CICLO E SECUNDÁRIO


12:00 - 12:45

SALA S4.16

CONSTRUÇÃO DE MUNDOS JOGÁVEIS COM IA

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Phil Lopes   Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


13:00 - 13:45

SALA S4.16

DESENHO DE PERSONAGENS PARA JOGOS

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Pedro Sousa   Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


14:00 - 14:45

SALA S4.3

MY 3D GAME

Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: EB 2º CICLO (5º E 6º)


14:00 - 14:45

SALA S4.5

EDIÇÃO DE VÍDEOS PARA REDES SOCIAIS

Neste workshop, serão abordados os seguintes temas:
. Introdução às técnicas de edição de vídeos para plataformas de redes sociais.
. Uso de ferramentas de edição simples e intuitivas.
. Dicas para tornar os vídeos mais dinâmicos e atrativos.

Organização: FLAG     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: 3º CICLO E SECUNDÁRIO


14:00 - 14:45

SALA S4.16

CRIAÇÃO DE JOGOS VR

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): Fábio Dias   Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


15:00 - 15:45

SALA S4.2

GAMIFICAÇAO DA SALA DE AULA: VIRAR A SALA DO AVESSO

Os participantes irão compreender os conceitos base da gamificação, porque é essencial como estratégia de criação de envolvimento e como a poderiam aplicar em contexto educativo, indendentemente do suporte analógico ou digital.

Organização: ELEMENTO     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


15:00 - 15:45

SALA S4.1

DESBRAVANDO FRONTEIRAS: INTEGRANDO TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E IGUALDADE DE GÉNERO NO ENSINO

Vamos inspirar os professores a introduzirem a participação e desafios internacionais em sala de aula, de forma a promover a cidadania, o empreendedorismo e a igualdade de género. Vamos explorar como integrar esses conceitos de forma transversal, utilizando o projeto escola, a disciplina de TIC e outras disciplinas. Vamos mostrar como estabelecer parcerias com o mercado empresarial para oferecer mentoria às equipas, aliviando o trabalho dos professores e proporcionando aos alunos a oportunidade de desenvolver projetos de alta qualidade. Também discutiremos a possibilidade de envolver estagiários de cursos profissionais para apoiar esses projetos, aproveitando horas de estágio. Juntos, vamos transformar o ensino regular em uma jornada emocionante de descoberta e crescimento.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: PROFESSORES


15:00 - 15:45

SALA S4.3

ANDROID APPS

Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos.

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: EB 3º CICLO (7º; 8º; 9º)


15:00 - 15:45

SALA S4.16

CRIAÇÃO DE NARRATIVAS PARA JOGOS

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): (a definir)   Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


16:00 - 16:45

SALA S4.2

GAME DESIGN 101

Nesta sessão os participantes vão aprender a desenhar um jogo, da ideia, à concepção, à prototipagem e à criação de uma versão equilibrada. Para os que sempre quiseram criar um jogo e nunca o conseguiram fazer, esta framework será o passo necessário para pôr ideias em prática.

Organização: ELEMENTO     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO, ENSINO SUPERIOR


16:00 - 16:45

SALA S4.3

ANDROID APPS

Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos.

Organização: SHARKCODERS     Formador(a):    Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: EB 3º CICLO (7º; 8º; 9º)


16:00 - 16:45

SALA S4.16

CRIAÇÃO DE ARTE PARA JOGOS

Organização: UNIVERSIDADE LUSÓFONA     Formador(a): MIguel Martinho   Capacidade: ${CAPACIDADE}     Destinatários: ENSINO SECUNDÁRIO (IDADE RECOMENDADA: 15+) E UNIVERSITÁRIO


Programa sujeito a alterações. Recomendamos consulta regular.