• Creative Playground by Lusófona
  • Serviço Educativo LGW

Hey, Listen! A Universidade Lusófona também está presente com o Creative Playground!

O evento Creative Playground, organizado pela Universidade Lusófona, consiste na partilha de experiências em torno da criação de Jogos. Convidados da indústria, professores e alunos, irão participar em 30 sessões de masterclasses, workshops e game play.
As apresentações abordam diversas temáticas, nomeadamente sobre jogos digitais, boardgames, concept art, escrita criativa, cinema, entre outros.

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PROGRAMA

Dia 18 - Quarta-feira

 HORAACTIVIDADE | DESCRIÇÃOORADORPÚBLICO ALVO
Hey, LISTEN!10:00-11:00

Narrative Design: Reconverter factos históricos em videojogos

Durante esta actividade, o Narrative Designer do jogo Njinga: The Diplomat Warrior, João Canelo explica o processo de criação da narrativa, pegando em factos históricos sobre a rainha angolana Njinga e como converteu-os para o videojogo. Njinga: The Diplomat Warrior é um jogo sobre black history e women empowerement no século XVII.

João CaneloAlunos:
Ensino preparatório; Secundário e Universitários
Idade recomendada: 12+Link para download do jogo:
https://njinga.itch.io/njinga-the-diplomat-warrior
PLAY, LISTEN and LEARN!10:00-11:00

Boom 42

Os autores do jogo Boom 42, jogo desenvolvido no segundo ano do curso de Videojogos, explicam o processo de criação do jogo.

Tomás FrancoAlunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 12+
Hey, LISTEN!11:00-12:00

Game Design: Day by Day

O game design é um processo sempre em mutuação e tendencionalmente orgânico. Com esta intervenção, o game designer WIlson Almeida vai explicar alguns dos processos, assim como algumas dicas para melhorar os resultados finais apresentado em projectos de videojogos.

Wilson AlmeidaAlunos:
Ensino preparatório; Secundário e Universitários
Idade recomendada: 10+
Stay a while and LEARN!11:30-12:00

Unity CinemaMachine

Aprende a usar técnicas de cinema no motor de jogos Unity, que te permitem apresentar universos mais imersivos nos teus projectos.

Hernâni PawlickAlunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 12+
Stay a while and LEARN!12:00-13:00

Boardgames: Game design de jogos de tabuleiro

Uma análise à estrutura dos jogos de tabuleiro, o seu game design e de que forma são importantes para as bases nucleares de um jogo.

Helena PereiraAlunos:
Ensino preparatório; Secundário e Universitários
Idade recomendada: 10+
Stay a while and LEARN!12:00-13:00

Introdução à escrita criativa

Nesta intervenção Tiago Cruz explica os vários processos narrativos usados para diferentes médias criativos, assim como alguns truques e dicas para criar universos mais coesos.

Tiago CruzAlunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 12+
Hey, LISTEN!14:00-15:00

VR Immersive Serious Games: Jogos sérios em realidade virtual para formação, Reabilitação e Intervenção Psicológica

Durante esta actividade, Fábio  Dias vai explicar os processos utilizados em Serious Games com realidade virtual, com o propósito de fornecer reabilitação e intervenção psicológica.

Fábio DiasAlunos:
Ensino Secundário e Universitário
PLAY, LISTEN and LEARN!16:00-17:00

The Infamous

Apresentação e analise do jogo The Infamous. Projecto académico em desenvolvimento na Universidade Lusófona.

João MoreiraAlunos:
Ensino preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+

 

Dia 19 - Quinta-feira

 HORAACTIVIDADEORADORPÚBLICO ALVO
Hey, LISTEN!10:00-11:00

Concept Art: Criar personagens para videojogos baseados em personalidades históricas

O concept artist do jogo Njinga: The Diplomat Warrior, explica o processo de recriação da personagem histórica Njinga e transforma-la numa personagem para um jogo de aventura e acção sobre Black History e Women Empowerment.

João GomesAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 10+Link para download do jogo:
https://njinga.itch.io/njinga-the-diplomat-warrior
Stay a while and LEARN!10:00-11:00

Quando os jogos de tabuleiro ficaram modernos

Nesta actividade, o game designer Micael Sousa vai apresentar alguns jogos de tabuleiro e a sua breve evolução.

Micael SousaAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!10:00-11:00

Mibivell's Ghostbusters

A equipa responsável pelo jogo Mibivell's Ghostbusters apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Um jogo de acção e aventura na terceira pessoa em 3D. Projecto académico desenvolvido no segundo ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2020.

Afonso Rosa
André Vitorino
Catarina Matias
Alunos:
Ensino preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+
Link para download do jogo:  https://videojogoslusofona.itch.io/mibivells-ghostbuster
Stay a while and LEARN!11:00-12:00

Cinematography Editing: Aprende as bases da edicão cinematográfica

Aprende com Filipe Vale algumas técnicas e processos mais usados para a edição cinematográfica

Filipe ValeAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
Hey, LISTEN!11:00-12:00

Game Dev Kick Start

Com esta actividade vais aprender um parte essencial do processo de criação de jogos, e de que forma podes fazê-lo da forma mais adequada para os teus projectos.

Wilson AlmeidaAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 10+
PLAY, LISTEN and LEARN!12:00-13:00

Podcast: Isto não é um jogo- Especial LGW

Isto Não é um Jogo é um podcast semanal sobre adaptações de videojogos para cinema e televisão. Nesta actividade os autores vão responder as questões da audiência sobre os filmes analisados pela equipa.

João Canelo
Rui Mendes
David Fialho
Alunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 12+
Stay a while and LEARN!15:00-15:30Augmented Reality development (Ar e Unity)Hernâni PawlickAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!15:00-1600

Bernardino

A equipa responsável pelo jogo na terceira pessoa de puzzle e aventura, Bernadino, apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Projecto académico desenvolvido no segundo ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2019

Francisco Freixo
Rui Martins
Nuno Carriço
Diogo Martins
Alunos:
Ensino preparatório e secundário
Idade recomendada: 12+Link para download do jogo:https://videojogoslusofona.itch.io/bernardino
PLAY, LISTEN and LEARN!16:00-17:00

Geiger Ticking

A equipa responsável pelo jogo de puzzle e terror na terceira pessoa, Geiger's Ticking, apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Projecto académico desenvolvido no terceiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2020.

André Pedro
Diogo Maia
Tiago Alves
Alunos:
Ensino secundário
Idade recomendada: 15+Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/geiger-tickiling-game
Stay a while and LEARN!17:00-18:00

Modelação 3D: Básicos

Nesta actividade, Pedro Sousa vai introduzir alguns conceitos básicos sobre a modelação 3D, assim como explicar algumas dicas para melhorar este processo.

Pedro SousaAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!17:00-18:00

Keg Wars

A equipa responsável pelo jogo Keg Wars, vencedor do Prémio de Jogo mais Inovador no PlayStation Talents 2018, e vencedor da Nordic Game Discovery Contest 2018, apresenta o seu jogo e aborda o seu desenvolvimento. Keg Wars é o clássico jogo do galo, misturado com cartas de combate.

Vasco Rodrigues
Daniel Vicente
Fábio Pinto
Alunos:
Ensino básico, preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+Link para download do jogo:
https://flyingpan.itch.io/keg-wars

 

Dia 20 - Sexta-feira

 HORAACTIVIDADEORADORPÚBLICO ALVO
PLAY, LISTEN and LEARN!10:00-11:00

Near Side of Younder

Os autores do jogo Near Side of Younder, jogo desenvolvido no segundo ano do curso de Videojogos em 2020, explicam o processo de criação do jogo. Near Side of Younder é um jogo de exploração espacial e focado na descoberta de segredos.

Tomás Franco
João Rebelo
Rodrinho Pinheiro
Miguel Fernandez
Alunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/near-side-of-yonder

Hey, LISTEN!12:00-13:00

Color Grading: Técnicas de cor para médias criativos

Aprende técnicas relacionadas com o processo de Color Grading, para conseguir criar mundos e emoções nas tuas criações com recurso à temperatura da cor.

Marco AmaralAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 15+
Stay a while and LEARN!12:00-13:00

Pimp my Boardgame com Laser Cutter

Susana Teixeira e João Pedro Maia vão exemplificar como customizar um jogo de tabuleiro com recurso a máquina de corte e gravação a laser.

Susana Teixeira
João Pedro Maia
Alunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!12:00-13:00

Oshi

Apresentação e análise do jogo Oshi. Uma aventura em 2D num ambiente obscuro. Projecto académico desenvolvido no terceiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2020.

Equipa OkapiAlunos:
Ensino preparatório e secundário
Idade recomendada: 10+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/oshi
PLAY, LISTEN and LEARN!13:00-14:00

Neokai

Apresentação e análise do jogo Neokai. Um competitivo até 4 jogadores passado num ambiente cyberpunk. Projecto académico desenvolvido no terceiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2019.

Roberto Junior, André Santos e João SilvaAlunos:
Ensino secundário e universitário
Idade recomendada: 15+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/neokai
Stay a while and LEARN!14:00-15:00

360º: Filmagens e edição de video

Aprende a trabalhar, filmar e editar vídeos em formato 360º.

Pedro VitalAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
Stay a while and LEARN!14:00-17:00

Concept Art: Monstros precisam-se!

A artista Inês Garcia introduz algumas técnicas e conceitos para o desenvolvimento de criaturas estranhas e fantásticas.

Inês GarciaAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
PLAY, LISTEN and LEARN!15:00-16:00

Illuminants

A equipa responsável pelo jogo Illuminants apresenta o seu jogo e fala sobre o seu desenvolvimento. Um puzzle game com várias variantes desafiantes. Projecto académico desenvolvido no primeiro ano do curso de videojogos na Universidade Lusófona em 2018.

Francisco Freixo
Rui Martins
Nuno Carriço
Diogo Martins
Alunos:
Ensino básico, secundário e universitário
Idade recomendada: 10+

Link para download do jogo:
https://videojogoslusofona.itch.io/illuminants
Stay a while and LEARN!15:00-16:00

Criação de Jogos Inclusivos no contexto da licenciatura em Videojogos

Com esta actividade, o professor José Carlos Neves vai explicar como orientou a criação de diversos jogos inclusivos, e a sua relevância sócio-cultural em Portugal.

José Carlos NevesAlunos:
Ensino preparatório, secundário e universitários
Idade recomendada: 12+
Stay a while and LEARN!16:00-17:00

Montagem de vídeo

Editar e montar um vídeo é uma das bases nucleares para uma mensagem coesa num projecto cinematográfico. Seja um pequeno trailer, um documentário, um filme, ou semelhente. João Brás durante esta actividade vai explicar processos e dicas para melhorar este processo criativo.

João BrásAlunos:
Ensino secundário e universitários
Idade recomendada: 12+

Formação para Professores com Certificação ACD

Workshops "Criação e Produção de Videojogos para alunos"

A divulgação a professores e responsáveis educativos, das ferramentas que exploram as metodologias de gamificação e que estendem o ambiente de aprendizagem da sala de aula tradicional às novas tecnologias, tem constituído tema de particular destaque dentro dos sucessivos Programas do Serviço Educativo da Lisboa Games Week.

2020 não será excepção e, no plano digital, a Fundação AIP lança, mais uma vez, em parceria com a Direcção-Geral da Educação, um novo Programa com um conjunto de acções com certificação ACD, destinadas a Professores.

PROGRAMA

Inscrições Encerradas

 

Dia 18 (Quarta)

O Jogo electrónico enquanto recurso educativo

17:00 - 17:30Dr. José Vitor Pedroso, Director-Geral da Educação | Dr. Joaquim Melro, Director do CFEAS- Abertura do Serviço Educativo LGW 2020
17:30 - 18:00João Armando Gonçalves - "O Jogo como Ferramenta Educativa num Movimento de Milhões" 
18:00 - 18:15Francisco Miranda - Apresentação Spotgames
18:20 - 20:00

Workshop Elemento
Redesenhar a Experiência Educativa com Gamificação Manuel Pimenta | Bruno Ribeiro- Sessão interativa onde os participantes irão aprender o que é a Gamificação e como podem aplicar esta estratégia para transformar experiências educativas, dentro e fora da sala de aula.O principal objetivo é dar a conhecer um processo de aplicação de mecânicas e dinâmicas de jogo ao contexto educativo e experimentarem alguns dos passos para replicarem mais tarde.

Workshop Happy Code
STEM Play Aprendizagem Criativa para Ensino Básico
Ana Martins Apresentação e exemplificação da nova Plataforma STEM Play, que permite uma aprendizagem criativa focada na motivação do aluno, utilizando processos de aprendizagem gamificada. Um conjunto de ferramentas e formação que simplificam a abordagem do ensino STEM para professores e alunos, com abordagens online (acessível via computador ou tablet) ou offline.

Dia 19 (Quinta)

A Gamificação no contexto de sala de aula

17:00 - 17:30Shawn Young, CEO da Classcraft - Gaming Culture in Education (apresentação em inglês)
17:30 - 18:00Telmo Silva - "Os esports como complemento educativo"
18:00 - 18:15Matilde Buisel - Apresentação Apps 4 Good
18:20 - 20:00

Workshop Sharkcoders
Minecraft e suas potencialidades em Sala de Aula.
Carla Brito - Neste workshop será apresentado a ferramenta Minecraft e as suas potencialidades, em contexto de sala de aula, desde criação de objetos simples a objetos mais complexos, até à exploração dediferentes ambientes educativos, mostrando exemplos concretos de suas aplicações em contexto de ensino de várias disciplinas, nomeadamente aprofundando Matemática e Ciências com o Minecraft. Este Workshop destina-se a professores e alunos. No final, todos os participantes irão ter direito a um vale de desconto SHARKCODERS, aplicável em qualquer Academia ou projeto educativo.


Workshop Happy Code
Workshop Desenvolvimento de Apps em contexto de sala de aula (Happy Code)
Ana Martins - Venha aprender como é fácil dar uma aula para desenvolver aplicações móveis em App Inventor (ensino Básico e Secundário). Uma ferramenta gratuita, usada por mais de 8 milhões de utilizadores de 195 países. Das ferramentas mais usadas em concursos de inovação e empreendedorismo, como por ex, Apps for Good e Technovation Challenge. No final, será oferecido um acesso ao Happy Code Hub com conteúdo da aula e outras atividades úteis para alunos e professores.

Dia 20 (Sexta)

A Gamificação e as ferramentas de apoio ao ensino

17:00 - 17:30Micael Sousa - “Nem sempre tem de ser Digital - Jogos de Tabuleiro na Sala de Aula”
17:30 - 18:00Manuel Pimenta - "Gamificação na Educação"
18:00 - 18:15Mauro Figueiredo - Apresentação Milage
18:20 - 20:00

Workshop Happy Code

Workshop Aplicação do Minecraft Education em contexto de sala de aula (Happy Code) Ana Martins - Uma plataforma de aprendizagem que promove a criatividade, através do desenvolvimento de jogos e projetos multidisciplinares. Os alunos desenvolvem assim softskils essenciais para Sec XXI. Venha fazer uma aula connosco e aprender como aplicar este conteúdo na sua própria sala de aula. No final, será oferecido um acesso ao Happy Code Hub com conteúdo da aula e outras atividades úteis para alunos e professores.

Workshop Sharkcoders
Criar App Mobile – Ferramenta de apoio ao ensino Carla Brito - Este workshop, direcionado para professores e alunos, irá ser demonstrado como é fácil e acessivelo desenvolvimento de aplicação móvel, a partir de operações de drag-and-drop. Será também demonstrado cenários concretos da utilização da ferramenta como apoio ao ensino, de forma transversal a todas as disciplinas. No final, todos os participantes irão ter direito a um vale de desconto SHARKCODERS, aplicável em qualquer Academia ou projeto educativo.

Dia 21 (Sábado)

O Mundo Digital - Da teoria à prática em contexto educativo

09:30 - 10:30Painel - Pedro Pimenta (Milage) | Kyriakos Koursaris (Minecraft for Education) | Francisco Miranda - "Da teoria à prática: principais desafios, truques e dicas, de quem já meteu mãos na massa"
10:30 - 10:45Dra. Mara Soares Apresentação do projecto Applica-te
10:45 - 11:00Intervalo
11:00 - 12:40

Workshop Elemento
Plataformas Digitais para Gamificar a Sala de Aula
Manuel Pimenta | Bruno Ribeiro - Sessão interativa onde os participantes irão conhecer algumas plataformas digitais existentes que podem utilizar para gamificar a sua sala de aula. Do Classcraft ao Class Dojo, passando por algumas mais conhecidas, o objetivo é adquirir conhecimento em primeira mão sobre novas ferramentas educativas gamificadas que poderão utilizar "já amanhã".

Workshop Sharkcoders
Linguagem de programação Python em Contexto Educativo
Fátima Costa - Neste workshop será focado na utilização de linguagem de programação Python, onde se irá apresentar as bases da sintaxe básica da linguagem Python (linguagem de alto nível muito popular), que pode ser utilizada para o desenvolvimento de aplicações web, manipulação de dados, execução de operações matemáticas complexas e desenvolvimento de software diverso. Serão demonstrados exemplos concretos da aplicação de Python em contexto educativo.

12:45 - 13:00Encerramento


Nota: As sessões irão decorrer virtualmente através da plataforma zoom.