Serviço Educativo

ACÇÕES PRESENCIAIS

PROGRAMA

Nuno Carreira

Ligado ao mundo dos jogos desde jovem e coordenador de várias atividades lúdicas, fez parte do Grupo de Boardgamers de Lisboa e do Grupo de Roleplayers de Lisboa. Sempre disposto a ensinar uma enorme variedade de jogos para divertir os outros e proporcionar boas experiências. Agora parte da Elemento Associação Ludopedagógica, por acreditar no poder dos jogos como meio para nos tornarmos pessoas melhores e desenvolver competências a nível social e educativo.

Francisca Corga

21 anos e é estudante de Engenharia Informática. Esta na SHARKCODERS há pouco mais de 1 ano e considera muito bom poder ensinar as crianças e jovens, bem como aprender com eles!

Henrique Sá

Estudante de Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na universidade NOVA, professor na Sharkcoders desde 2019.

Carla Lourenço

Chefe de Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas - ERTE, na Direção-Geral da Educação

Professora dos ensinos básico e secundário; licenciada em Língua e Literaturas Modernas, estudos portugueses e alemães, pela Universidade Nova de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa. Integra grupos de trabalho da Comissão Europeia e da European Schoolnet na área da Educação Digital. A Equipa que coordena, entre outras atribuições, tem como missão: -  sensibilizar para a educação digital e para a integração curricular das tecnologias digitais como meios promotores do sucesso educativo; Promover o desenvolvimento das competências digitais na educação, numa perspetiva de educação para a cidadania digital; Conceber, desenvolver, acompanhar e avaliar iniciativas inovadoras e promotoras do sucesso educativo que contemplem, incluam e façam uso de ambientes digitais no processo de ensino e de aprendizagem; Propor orientações para uma utilização pedagógica e didática de qualidade dos espaços, equipamentos e recursos educativos digitais, à disposição dos estabelecimentos de ensino e de educação.

Wilson Bekesas

Shark-professor-coder em Odivelas, com doutoramento no uso que se faz da ‘internet’ pelas pessoas, daí a paixão pelo 'coding' e como fazer dele um amigo junto à tecnologia.

Nuno Wemans

Gestor de Projetos

Nuno Wemans, 33 anos de idade, Mestre em História (Especialização em História Medieval). Coordenador de projetos de intervenção comunitária e de desenvolvimento local em bairros de intervenção prioritária (Lisboa) e coordenador do projeto ParticipAção, co-financiado pelo programa Parcerias para o Impacto. Anteriormente: coordenador nacional do MCE (Movimento Católica de Estudantes), secretário geral da JECI (Juventude Católica Estudantil Internacional, sede em Paris, 6 milhões de membros). Formador em Educação Não Formal e em Direitos Humanos.

Tiago Nunes

Criador de Conteúdos

O Tiago é criador de conteúdos no canal Jogamos? Os jogos sempre estiveram presentes na sua vida duma forma ou de outra e hoje em dia são uma grande parte da sua vida quando não está a desenvolver apps móveis. Os mecanismos de abstração dos jogos e como fomentam experiências emergentes são um bom tópico se quiserem entrar numa conversa quase sem fim.

João Ramos

I'm currently setting up the World's first ZX Spectrum Museum, an homage I've convinced the city hall to support and that is based in my huge private collection of such objects. This activity is a consequence (or at leat related) to the fact that I've founded Collectors Bridge a few years ago. Our aim was at providing the best social platform to address the passion of collections and collectables. Our project won a Best Business Plan award in an Entrepreneurship competition (Arrisca-C, 2013) which contributed to create the company in 2014.

Victor Hime

Bass player, soundtrack composer and music producer from Rio de Janeiro, Brazil. He’s known for crafting genre-bending anthems that obliterate the barriers of Brazilian music. To date, he’s put out a number of well-received full-length albums, along with some singles. From the stage to the studio, Vic is also the lead composer at the music boutique “Flutu Music” specialized in scores for films and games.

Tiago Marques

Há mais de uma década na comunidade de videojogos, Tiago Marques tem uma extensa experiência como Game Designer, desde jogos mobile a consolas. Impulsionador da comunidade portuguesa, fez parte da Ludoteca, organiza ativamente game jams e outros eventos por todo o país e é um dos fundadores do coletivo Game Dev Lisbon. Foi também co-fundador e Game Designer na Meteor Minds, onde não só desenvolveu como optimizou experiências interativas digitais em parceria com entidades públicas e privadas nacionais e internacionais. Desde 2016 tem passado por diversas realidades na indústria de jogos nacional. Encontra-se presentemente na Nerd Monkeys com a função de Game Designer e Produtor, focando-se maioritariamente em projetos para a Nintendo Switch.

Ivan Barroso

Lead PlayStation® First Project Manager at GameNest® Lisbon

Academic Assistant Professor in IPLeiria, BSC, "Undergraduate in Games", and Universidade Lusofóna, BSC, "Videojogos". Former ETIC Programme Academic Coordinator in HND/BA, BTEC-Pearson "Computer Animation and Videogames". Current PhD researcher candidate in Media Arts. Lead PlayStation® First Project Manager, working within the development & deployment of videogames projects. Responsible in budgetary control, coordination of Public Relations, Marketing and project development. Co-founder of GameNest® programme. GameNest assisted the Winner of PlayStation® Talents - PlayStation Prémios® Awards 2017 with "Out of Line", plus Nordic Game Discovery Contest Winner "Keg Wars" (2018). Managing videogame development teams, encompassing Services Providers, Agencies and Development studios. Book author, three published titles: "História dos Videojogos - A génese da Indústria" and Revolução Interactiva - Compêndio Visual de Computadores, Jogos Electrónicos, Consolas Domésticas e Portáteis", co-Author in "Service Games: The Rise and Fall of SEGA".

Filipe Luz

Phd, Teacher and Course Director at Universidade Lusófona

MSc and PhD in Communication Sciences by the New University of Lisbon, Filipe Costa Luz coordinates Game Design and Playable Media MSc, VideoGames Ba and is vice-chair of Design Ba at Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. He lectures digital post-production for film, television, games and animation and also does research activities in projects of communication science, informatics and arts. His work at Hei_Lab (Human Environment and Interaction Labs) and MovLab (Laboratory of Interactions and Interfaces), it’s an example of the cross-media projects that evolve him in academic and professional work for the entertainment, design, and communication area.

António Fonseca

Diretor Geral na Restart - Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias

Movo-me, cresço e desenvolvo-me com a firme certeza que o caminho que faço depende de mim, depende da minha determinação e capacidade de ultrapassar os desafios, encarando-os como apenas mais um pequeno passo para atingir os meus objectivos. "Somos do tamanho dos desafios que ultrapassamos". Com trabalho, persistência e aprendizagem tenho ultrapassado os desafios que me têm surgido, encarando os próximos com toda a vontade de os vencer.

Gonçalo Pratas

Consultor de Tecnologias Imersivas

Sócio-gerente com um histórico comprovado de trabalho no setor de tecnologia da informação e serviços. Conhecimento em Storage, Data Center, Cloud Computing. Muito ativo na integração de soluções de tecnologias imersivas. Profissional de desenvolvimento de negócios formado pelo Instituto Superior Técnico e Pós-graduado pela Universidade Católica Portuguesa.

João Luís Sousa

Gerente Happy Code Oriente

Engenheiro pelo Curso de Eletrónica e Telecomunicações pela Universidade de Aveiro, desde cedo que esteve envolvido em projetos inovadores e área tecnológica. Fez parte da equipa que criou o Portal Sapo e no projeto de lançamento da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade – a rede nacional de investigação e ensino, disponibilizando internet a cerca de 1.700 escolas nacionais. Integrou a Optimus / NOS desde a sua criação, nas equipas de Operação e de Desenvolvimento de Produto e Oferta para a Área Empresarial (Soluções de Cloud Computing, Segurança e Business Analytics). Para os seus dois filhos, procurou e experimentou várias soluções na área de programação e foi a Happy Code que o cativou mais. Abraça este desafio apostando na área de ensino de programação com o objetivo de ajudar crianças e jovens a prepararem-se para o futuro.

Joaquim Melro

Diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio

Joaquim Melro é licenciado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação. Foi bolseiro da FCT e do Ministério da Educação, desenvolvendo a sua tese de Doutoramento sobre inclusão de estudantes adultos surdos em escolas do ensino regular, no ensino noturno, dando continuidade à investigação que tem vindo a desenvolver em prol da valorização das comunidades surdas, dando-lhes poder e voz. Tem publicações nas áreas da Filosofia e do seu ensino, das construções identitárias, das interações sociais e da educação inclusiva, particularmente na educação de surdos. É docente de Filosofia na Escola Artística António Arroio, tendo lecionado esta disciplina a alunos surdos. É investigador na Universidade de Lisboa. Exerce o cargo de diretor do Centro de Formação de Escolas António Sérgio, em Lisboa, tendo organizado com colaboradores, diversas ações de formação, congressos, colóquios, conferências e seminários dedicados à efetivação de princípios e práticas de educação e sociedades mais inclusivas. Tem participado em eventos científicos e culturais, onde tem apresentado comunicações sobre Filosofia, Educação, Inclusão e Cultura. Conta com diversas publicações nestas áreas, sendo que algumas podem ser consultadas neste link https://lisboa.academia.edu/JoaquimMelro É associado da Associação Portuguesa de Surdos (APS), onde frequentou até ao nível V o curso de Língua Gestual Portuguesa. Foi membro dos corpos dirigentes da Associação de Famílias e Amigos dos Surdos (AFAS). Atualmente faz parte dos órgãos sociais da APCEP - Associação Portuguesa para a Cultura e Educação Permanente. Defensor de causas, Joaquim Melro acredita que é possível afirmar cenários educativos e sociais mais equitativos e inclusivos.

Joana Lino

Professora da Happy Code

Professora formada pelo curso de Educação Básica em 1º ciclo e 2º ciclo na vertente Matemática e Ciências, pela Escola superior de Educação de Lisboa, promove na Happy Code atividades e aulas de programação, também focadas no desenvolvimento de competências essenciais, de que são exemplo a cooperação, a criatividade e o pensamento crítico.

Margarida Franco

Marketing

Com formação em Marketing e Publicidade, trabalha na área da formação há mais de 15 anos, e faz parte da equipa da marketing da FLAG desde 2011.

Sara Guerreiro

Criadora de Conteúdos

Criadora de conteúdos no canal Jogamos? O gosto em jogos já começou há muitos anos e o seu passado na área de Psicologia deixou-lhe um gostinho sobre a aplicação de jogos em contextos sérios. Actualmente trabalha na área de informática e os jogos continuam a fazer parte do seu dia a dia, a jogar, a explicar e a criar conteúdo sobre eles!

Luís Dinis

Coordenador Jogos do Mundo

Projeto criado em 2019 e dedicado à divulgação de informação sobre Jogos de Tabuleiro, de hoje e de sempre, assim como à dinamização de eventos E competições nacionais e internacionais de jogos de tabuleiro modernos. Presente nas redes sociais e no canal de Youtube Jogos do Mundo, o canal oficial dos Campeonatos Nacionais de Can't Stop e Jaipur e o canal mais completo em Língua Portuguesa sobre o eurogame ""Carcassonne"".

Pedro Santos

Lotus Valley

Engenheiro de formação e amante de jogos de cartas de natureza o que levou à criação da Lotus Valley em 2019 com o propósito de levar o mundo dos TCG's ao maior número de pessoas.

Ana Martins

Coordenadora Pedagógica da Happy Code Portugal

Professora e Coordenadora Pedagógica da Happy Code Portugal, Doutorada em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, tem desenvolvido na última década atividade diversa como formadora e investigadora nas áreas de Ciência, Tecnologia e Educação, com especial interesse pela utilização de jogos como veículos de motivação e aprendizagem.

Inês Carmo

COO/PMO - Spot Games

Licenciatura em Educação Social na ESE-IPS e formação executiva em Gestão de Organizações da Economia Social na FEP-UCP, com +10 anos de experiência na gestão de projetos de inovação social e na coordenação de operações em organizações com atuação nas áreas da educação, educação não formal e formação. Tem como funções a gestão operacional do projeto, articulação entre a equipa de desenvolvimento e equipa de vendas, e monitorização e reporte de impacto.

Joana Lopes Joaquim

Co-founder e CPO - Spot Games

Licenciada em Reabilitação Psicomotora na FMH-UL e com Mestrado em Psicologia Social da Saúde no ISCTE, tem +10 anos de experiência de intervenção pedagógica em diversos contextos comunitários e escolares, e expertise em metodologias de ensino-aprendizagem, game design e game development. Tem como funções a gestão de produto e coordenação da equipa de game development.

Francisco Miranda

Founder e CEO - Spot Games

Com uma Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico, tem experiência prévia na área estratégica no mercado norte-americano e +10 anos de experiência na intervenção e inovação no contexto das escolas públicas, e expertise em game design e design motivacional aplicado à Educação. Tem como funções no projeto a gestão estratégica e game design.

Carolina Paixão

Coordenadora Pedagógica

Psicóloga Clínica, membro efetivo da ordem dos psicólogos portugueses. Atualmente é coordenadora pedagógica e formadora certificada na FUTURE, sendo responsável pela ligação dos temas, metodologia e formação no âmbito da intervenção da presente associação.

Inês Bom

Gestora de Projetos e Formadora de Soft Skills

Formadora, educational game designer e gestora de projetos na FUTURE. A sua formação base é em economia mas o seu entusiamo por jogos de tabuleiro, levou-a a participar numa formação de Educational Game Design. Atualmente aplica os conhecimentos adquiridos no projeto Exploring Future, onde participa na criação de jogos educativos para alunos do 3º ciclo.

Pedro Santa Clara

Diretor Escola 42

Pedro Santa-Clara é Professor Catedrático de Finanças na Nova School of Business and Economics desde 2007 – atualmente em licença - e é licenciado em Economia pela Nova SBE e Doutorado em Finanças pelo INSEAD. Em 2012, a carreira de Pedro sofreu uma mudança radical e, nos seis anos seguintes, liderou a construção do novo campus em Carcavelos para a Nova SBE e a campanha de 54 milhões de euros que o financiou. No início de 2019, Pedro fundou a Shaken Not Stirred, empresa que promove e gere projetos educativos: a 42 Lisboa abriu em outubro de 2020 e a 42 Porto abriu em julhode 2022; a Miles in the Sky começou em agosto de 2021. No seu tempo livre – que tempo livre? – Pedro gosta de correr, praticar crossfit, ler e, acima de tudo, passar tempo com amigos e familiares.

Matilde Buisel

Gestora de Projecto

Com um Mestrado em Psicologia Clinica e formação em Gestão de projeto, tem gerido e acompanhado o arranque e a implementação do programa em Portugal desde o início.

Rui Simões

Com formações em áreas do 3D, animação tradicional, fotografia, vídeo e motion, atualmente produz conteúdos de vídeo para múltiplos formatos como o live streaming, e-learning, vídeos institucionais, documentais e motion graphics.

Gonçalo Estrelado

Criador de conteúdos para o Youtube e redes sociais e professor em algumas escolas de formação, trabalha há mais de 20 anos em multimédia e audiovisual.

Andreas Vilela

CEO e Founder na SHARKCODERS

Empreendedor, com formação em Eng Informática, desenvolveu um conjunto de jogos e apps, com sucesso e impacto a nível mundial, com +4M downloads e +30M de acessos nos últimos anos. Andreas é detentor do melhor jogo para smartphone (ranking – 2º Lugar a nível mundial) alguma vez desenvolvido por um estudante – RECORD MUNDIAL. Andreas tem estado recentemente envolvido no lançamento de projetos em blockchain/web3 e nova economia. Andreas Vilela é tamb]em o fundador da SHARKCODERS – Geniuses of Tomorrow - 1ª rede de academias portuguesa de programação, jogos e robótica para crianças e adolescentes, tendo a missão de ensinar crianças e jovens a criar tecnologia, os seus próprios jogos, aplicações e robots, isto é, a preparar as novas gerações para os empregos de Futuro.

Daniel Carvalho

Gestor de Projectos

O Daniel acredita que há sempre uma solução lúdica para qualquer problema, e que os jogos, independente do formato, são os maiores instigadores nesse quesito. Tanto como escritor, designer de jogos, contador de histórias e mestre de jogos, aprendeu rapidamente que há algo mágico no momento de compartilhar à mesa o que acontece quando todos se reúnem para viver aventuras no contexto de um jogo narrativo. Isso abre caminho para explorar toda uma série de questões, tanto para refletir a nível pessoal e social, quanto para ajudar a lidar com determinadas patologias, como Transtorno do Espectro Autista, Depressão e Ansiedade. Graças a um esforço conjunto entre várias pessoas que acreditam que os jogos podem ajudar a mudar o mundo, foi elemento fundador da Elemento, e desde então essa crença tem sido colocada em prática. Através do contacto constante com as Câmaras Municipais e Bibliotecas, e respetivas escolas, demonstrou-se como os jogos podem ser usados ​​para resolver problemas graves.

André Tavares

Presidente

Ninja das Operações | Game Designer | Storyteller | Animador

Bruno Ribeiro

Coordenador Geral

Facilitador e formador nas áreas de Design Thinking, Gamification, Criatividade, Brainstorm, Mapas Mentais, Storytelling, e tudo o que tenha a ver com o potencial dos jogos. Dinamizador das diversas comunidades de design de jogos em Portugal, é um Game Developer com experiencia desde 2009. Com um desejo de elaborar projetos disruptores de Gamificação em Portugal como uma estratégia positiva na evolução das organizações e poder ser uma referência na formação e transformação de pessoas.

Helena Pereira

Coordenadora e Gestora de Projectos

Psicóloga, formadora e coordenadora na Elemento - Associação Ludopedagógica. Nos últimos anos, colaborou com vários projetos nacionais e internacionais que utilizam jogos de tabuleiro aplicados a contextos sérios, e tem organizado e facilitado cursos de formação (e.g. utilização de jogos no desenvolvimento de competências, jogos de tabuleiro como ferramenta educativa, design de jogos de tabuleiro educativos) para professores e outros profissionais que intervêm nas áreas educativas, sociais e culturais. Enquanto Psicóloga Clínica, trabalha com pessoas com dificuldades em manter uma relação saudável com os videojogos ou com a tecnologia. Acredita que os jogos podem ser uma ferramenta incrível para trabalhar com indivíduos ou grupos e tenta demonstrar o seu potencial nos diversos contextos em que atua.

Manuel Pimenta

Formador na Elemento e Chief eXperience Officer na Fractal Mind

Tem um passado em análise e desenvolvimento de software, mas cedo se apaixonou pelo uso de mecânicas e dinâmicas de jogo para resolver problemas. É formador de Design Thinking e Gamification, um ávido gamer, dirigente escotista, escritor e um músico em negação. No fundo, é um firme crente que os jogos e a gamification vão mudar o mundo.

Emanoel Gonçalves

Education Program Coordinator na SHARKCODERS

Licenciado em Tecnologia Industrial e especializado em Gerenciamento de Projetos, Emanoel Gonçalves é um apaixonado por tecnologia e educação. Desde que iniciou sua trajetória profissional em 2006, apesar de seus trabalhos bem sucedidos para empresas multinacionais nas áreas petróleo e mineração, sempre foi motivado pela possibilidade de ajudar um número cada vez maior de pessoas, sendo assim começou o seu percurso como professor/formador em 2010 através de projetos pelo Brasil, seu país de origem.
Já em terras Portuguesas, em setembro de 2021 iniciou o seu percurso na SHARKCODERS Geniuses of Tomorrow como professor e em janeiro de 2022 abraçou o desafio de ingressar na Coordenação Pedagógica da rede.
Nos momentos offline, além de jogar videogame, Emanoel gosta de viajar. Conhecer novos lugares é o seu hobby.