Serviço Educativo

ACÇÕES PRESENCIAIS

Apoio:

Dia 17
Dia 18
Dia 19
Dia 20

PROGRAMA

11:00 - 11:45

PAV. 3 - SALA S3.3

PENSAMENTO COMPUTACIONAL: TRANSVERSAL E ESSENCIAL

Inscrição

Desenvolver processos de raciocínio para interpretar problemas e resolvê-los por etapas, com persistência e sentido crítico, torna-se útil diversas áreas disciplinares. Nesta sessão vamos experimentar pequenos exercícios e ferramentas que permitem trabalhar de forma lúdica estas competências essenciais.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Ana Martins   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


11:00 - 11:45

PAV. 3 - SALA S3.16

CLASSCRAFT: UMA SALA DE AULA FANTÁSTICA

Inscrição

Nesta sessão, os participantes terão uma experiência "hands on" de como funciona esta plataforma que transforma a sala de aula num jogo de roleplay num incrível mundo fantástico.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Manuel Pimenta   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


11:00 - 11:45

PAV. 3 - SALA S3.2

PYTHON IA

Esgotado

Após esta sessão, e em apenas 45min, vão todos sair com uma App instalada no seu telemóvel. Quantas mais conseguem depois criar com as bases (em App Inventor) que vão aprender nesta sessão?

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Wilson Bekesas   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO


11:00 - 11:45

PAV. 3 - SALA S3.1

WORKSHOP EM DESENVOLVIMENTO DE APPS

Esgotado

Qual a maneira mais fácil e imediata de criar a sua própria App para telemóvel (Android ou iPhone)?

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Joana Lino   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: ES - SECUNDÁRIO


11:00 - 12:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO CRIAR CONTEÚDOS DE QUALIDADE COM UM SMARTPHONE

Esgotado

Com a rápida evolução das câmaras e aplicações dos smartphones, cada vez mais é fácil criar conteúdos com excelente qualidade e aspeto profissional. Nesta sessão irás aprender quais as vantagens, oportunidades e limitações destes dispositivos, bem como técnicas para criares conteúdos de qualidade e destacá-los.

Organização: FLAG     Formador(a): Rui Simões   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


11:00 - 13:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO

Sem inscrição

Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Nuno Carreira   Capacidade: 16 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


11:00 - 13:00

PAV. 4 - B. GAMES

JOGA E APRENDE: CRIATIVIDADE E DEDUÇÃO SOCIAL

Sem inscrição

Existem jogos de tabuleiro onde os jogadores têm de ser criativos a resolver problemas, a contar histórias, a encontrar formas alternativas de chegar a soluções ou a expressar-se. Já nos jogos de dedução social, os jogadores usam lógica e raciocínio dedutivo para descobrir informação acerca de outros jogadores, que devem fazer bluff e argumentar para evitar ser descobertos. Vem jogar connosco e aprender através de jogos como: Concept, Dixit: Odyssey, Rory’s Story Cubes, Passa o Desenho, The Resistance, Werewolf, Deception: Murder in Hong Kong.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Helena Pereira   Capacidade: 8 Pessoas     Destinatários: ALUNOS E PROFESSORES


11:00 - 13:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS

Sem inscrição

Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL     Formador(a): Alexandre Pita   Capacidade: 32 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


12:00 - 12:45

PAV. 3 - SALA S3.16

GAME DESIGN 101: ENSINAR COMO UM GAME DESIGNER

Inscrição

Nesta formação os participantes vão perceber como um game designer pensa a criação de um jogo e como essa mesma metodologia pode ser usada para transformar a experiência educativa.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Bruno Ribeiro   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


12:00 - 13:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO FAZER STREAMS PROFISSIONAIS PARA DIFERENTES PLATAFORMAS

Esgotado

Existem múltiplas plataformas e redes sociais para as quais podes fazer um stream. Nesta sessão irás a aprender a transmitir simultaneamente para diferentes destinos e quais as melhores boas práticas e como aplicá-las.

Organização: FLAG     Formador(a): Rui Simões   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


13:00 - 13:45

PAV. 3 - SALA S3.2

MY 3D GAME

Esgotado

Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Wilson Bekesas   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 2º CICLO


14:00 - 14:45

PAV. 3 - SALA S3.3

TIC E INTERDISCIPLINARIDADE: EXEMPLOS PRÁTICOS

Inscrição

Nesta sessão vamos ver exemplos de projetos digitais criados por alunos em contexto multidisciplinar, e vamos também nós "pôr mãos na massa" para criar um jogo simples.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Ana Martins   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


14:00 - 14:45

PAV. 3 - SALA S3.16

O EDUTAINMENT COMO FERRAMENTA PARA A TOMADA DE DECISÃO

Inscrição

E se fosse possível explorar os percursos académicos e o mercado de trabalho através de jogos? Esta é a proposta do Exploring Future que pretende revolucionar o processo de tomada de decisão dos alunos do 3º ciclo através do Edutainment.

Organização: EXPLORING FUTURE     Formador(a): Inês Bom Carolina Paixão  Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


14:00 - 14:45

PAV. 3 - SALA S3.2

MY 3D GAME

Esgotado

Os participantes irão aplicar o pensamento computacional no desenvolvimento de jogos 3D, com a linguagem visual de programação, através de uma interface bastante simples e apelativa que é composta, essencialmente, por elementos visuais o que possibilita uma rápida e fácil compreensão do seu funcionamento

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Wilson Bekesas   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 2º CICLO


14:00 - 14:45

PAV. 3 - SALA S3.1

WORKSHOP EM DESENVOLVIMENTO DE APPS

Esgotado

Qual a maneira mais fácil e imediata de criar a sua própria App para telemóvel (Android ou iPhone)?

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Joana Lino   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 3º CICLO


14:00 - 15:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO FAZER UM MINIESTÚDIO COM LOW BUDGET

Esgotado

Tens ideias para gerar conteúdos mas não sabes por onde começar e em que equipamento investir? Nesta sessão, aprenderás dicas para fazer uma escolha acertada do equipamento a utilizar assim como aspetos a considerar na escolha dos elementos necessários ao teu mini estúdio

Organização: FLAG     Formador(a): Gonçalo Estrelado   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


14:00 - 19:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO LIVRE DE JOGOS DE TABULEIRO

Sem inscrição

Para quem quer experimentar jogos novos, simples e curtos, temos jogos diferentes para toda a gente com explicadores dedicados, basta chegar, sentar e divertirem-se a jogar.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Nuno Carreira   Capacidade: 16 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


14:00 - 19:00

PAV. 4 - B. GAMES

EXPLICAÇÃO DE JOGOS MODERNOS

Sem inscrição

Organização: CLUBE DE ESTRATÉGIA DO SEIXAL     Formador(a): Alexandre Pita   Capacidade: 32 Pessoas     Destinatários: PÚBLICO


15:00 - 15:45

PAV. 3 - SALA S3.3

TIC E ARTICULAÇÃO VERTICAL: EXEMPLOS PRÁTICOS

Inscrição

Garantir a sequência e coerência nas várias etapas de aprendizagem, e uma progressão gradual do conhecimento, é essencial. Os próprios alunos podem contribuir para a articulação entre ciclos de ensino criando projetos digitais para colegas de anos de escolaridade distintos. Nesta sessão vamos abordar de forma prática como o fazer.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Ana Martins   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


15:00 - 15:45

PAV. 3 - SALA S3.16

JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS NA SALA DE AULA

Inscrição

Nesta formação iremos abordar o crescimento e diversidade deste tipo de jogos, as principais vantagens da sua utilização e exemplos práticos de como podem ser aplicados a contextos educativos.

Organização: ELEMENTO     Formador(a): Helena Pereira   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES


15:00 - 15:45

PAV. 3 - SALA S3.2

ANDROID APPS

Esgotado

Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Henrique Sá   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 3º CICLO


15:00 - 15:45

PAV. 3 - SALA S3.1

WORKSHOP EM MINECRAFT

Esgotado

Minecraft Education é uma plataforma baseada em jogos que inspira uma aprendizagem criativa e inclusiva por meio do jogo. Vamos explorar mundos e aprender a programar em linguagem blockly, para que aprendam a controlar as suas próprias personagens, assim como, criar os seus próprios jogos.

Organização: HAPPY CODE     Formador(a): Joana Lino   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 2º CICLO


15:00 - 16:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO ESTAR PERANTE UMA CÂMARA

Esgotado

Aparecer em fotos ou vídeo é uma constante nos dias de hoje. Mas por vezes a imagem que transmitimos não é a que queremos. Nesta sessão irás aprender técnicas que te irão ajudar a criar uma performance mais eficaz quando estiveres em frente a uma câmara.

Organização: FLAG     Formador(a): Gonçalo Estrelado   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


16:00 - 16:45

PAV. 3 - SALA S3.16

AMBIENTES MÁGICOS PARA O TRABALHO AUTÓNOMO EM SALA DE AULA

Inscrição

Vamos convidar professores a lançarem aos seus alunos uma sessão de jogo com a plataforma Magos!

Organização: SPOT GAMES     Formador(a): Joana Lopes Joaquim Inês Carmo  Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: PROFESSORES TITULARES 1º CICLO E ALUNOS


16:00 - 16:45

PAV. 3 - SALA S3.2

ANDROID APPS

Esgotado

Os participantes irão perceber como poderão construir a interface de uma APP Mobile, a partir de operações de drag&drop e programar as suas funcionalidades, usando uma linguagem de programação visual por blocos

Organização: SHARKCODERS     Formador(a): Henrique Sá   Capacidade: 14 Pessoas     Destinatários: EB - 3º CICLO


16:00 - 17:00

PAV. 3 - SALA S3.5

COMO TE DESTACARES ENQUANTO INFLUENCER

Esgotado

Todos podem ser influencers. Contudo nem todos o são. Nesta sessão, vais aprender quais os passos a seguir para te tornares um influenciador, bem como dicas para atraíres e envolver os teus seguidores.

Organização: FLAG     Formador(a): Gonçalo Estrelado   Capacidade: 12 Pessoas     Destinatários: ALUNOS


Programa sujeito a alterações. Recomendamos consulta regular.