Dia 14/06 – Segunda-feira | a partir das 18h00

Introdução às tecnologia imersivas – VRARA PT   18:00 – 18:30

 As tecnologias imersivas, ao proporcionarem experiências dedicadas e insólitas, estabelecem-se como um suporte valioso para facilitar a aprendizagem de novos conceitos e para a formação de novas competências. Uma nova web 3D está a surgir nesta década e a oportunidade de começar a explorar experiências em RV ou RA permite outro nível de interacção com conteúdo digital. Para além das diversas soluções já disponíveis, que incluem salas de aula em realidade virtual ou pré-visualização de objectos ou equipamentos em realidade aumentada, já existem várias experiências em Portugal para a aplicação das tecnologias imersivas em matérias tão distintas, como Ensino de línguas, Biologia ou História.

Plataforma de criação de experiências imersivas através de diagramas de blocos – Varwin 18:30 – 19:00 | Idioma: Inglês

Varwin Education é uma ferramenta de produtividade que auxilia os estudantes a desenvolver habilidades básicas de programação, enquanto criam mundos virtuais de Realidade Virtual em 3D, através de blocos lógicos. É uma ponte entre jogar jogos e adquirir habilidades de programação.
Estudantes e professores terão acesso a: – aprender as bases da programação, permitindo evoluir para desenvolvimento avançado em Game Engines; – ter uma abordagem curricular abrangente, contextualizando disciplinas académicas, com a motivação da criação de mundos virtuais; – desenvolver pensamento lógico e habilidades de resolução de problemas, através da criação de cenários usando programação visual.

Plataforma de criação de experiências imersivas sem código – EngageVR   19:00 – 19:30 | Idioma: Inglês/Português

Immersive VR Education criadora da plataforma EngageVR é uma empresa de software de RV e RA dedicada a transformar como os conteúdos de educação e formação são leccionados a nível global, disponibilizando às instituições de ensino ferramentas necessárias à criação dos seus próprios conteúdos, utilizando salas e ambiente de formação virtuais.

Oradores

Dia 15/06 – Terça-feira | 18h00 – 19h15

Projecto Gamechangers: um jogo fora da caixa para ensinar empatia. 

O objetivo desta sessão é explicar como os jogos podem ser utilizados para criar envolvimento emocional, promovendo a integração, a co-identificação e a empatia.
Será apresentado o projecto Gamechangers, financiado pela União Europeia, e explicado o seu racional e a forma como tem sido utilizado, um pouco por toda a Europa, para endereçar temas como a interculturalidade, o respeito pela diferença e a polarização, de forma divertida e envolvente.
Será conduzida uma sessão de jogo experimental para os participantes sentirem na pele as dinâmicas de jogo e a forma como o jogo potencia a discussão das temáticas.

Oradores

Dia 16/06 – Quarta-feira | 18h00 – 19h15

Softskills e Competências Socioemocionais.

O objectivo desta sessão é discutir o papel dos jogos e do seu processo de desenho e construção no envolvimento dos alunos com temáticas relevantes e nas alterações comportamentais que beneficiam o seu desenvolvimento e aprendizagem.Serão apresentadas as características que fazem com que os jogos funcionem como excelentes ferramentas para promover motivação e aprendizagem, bem como exemplos da sua utilização para reflexão e construção de novos comportamentos.
Serão debatidas experiências de utilização de game design para desenvolver competências transversais e transformar atitudes e rotinas em crianças e jovens de contextos desfavorecidos.

Oradores

Dia 17/06 – Quarta-feira | 18h00 – 19h15

“Vamos descomplicar” – Criação de jogos e o seu impacto no ensino da disciplina de matemática

O objetivo desta sessão é explicar como a criação de jogos pode ser utilizada no ensino da disciplina de matemática, envolvendo e motivando o aluno, passando a ser um processo de aprendizagem mais agradável e positivo.

Oradores

Inscreva-se aqui no 1º Ciclo de Webinars LGW SE 2021

Seleccione os Webinars a que pretende assistir:

 * Os presentes Webinars correspondem a conteúdo de preparação e conhecimento adquirido para a participação nas Acções Formativas com certificação ACD com realização em Novembro.

 ** Os temas e conteúdos dos presentes Webinars constituem interligação e complementaridade, pelo que se sugere a participação em todos os eventos diários.

    Nome *

    Escola *

    Email *)

    Seleccione as opções que pretende assistir:

    Dia 14 - Introdução às Tecnologias Imersivas - VRARA.PT 18H00-19H30-Idioma Portugues e InglesDia 15 -Projecto Gamechangers: um jogo fora da caixa para ensinar empatia - Elemento - 18H00 - 19h15Dia 16 - Softskills e Competências Socioemocionais - Happy Code - 18h00 - 19h15Dia 17- "Vamos descomplicar" - Criação de jogos e o seu impacto no ensino da disciplina de matemática- Sharkcoders 18h00 - 19h15